Busca avançada
Ano de início
Entree

Os efeitos da suplementação com melatonina no quadro do desenvolvimento da obesidade em camundongos

Processo: 15/03554-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maria Isabel Cardoso Alonso-Vale
Beneficiário:Talita da Silva Mendes de Farias Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/07638-9 - Efeito da suplementação com melatonina no processo de transdiferenciação do tecido adiposo branco em tecido adiposo marrom em camundongos obesos, BE.EP.PD
Assunto(s):Mitocôndrias   Melatonina   Fisiologia endócrina   Obesidade   Tecido adiposo marrom

Resumo

A obesidade é uma doença crônica definida como o acúmulo excessivo de lipídios corporal no tecido adiposo e ectopicamente em outros tecidos como o fígado, pâncreas e músculo esquelético e pode estar associada a outras comorbidades como diabetes mellitus tipo 2, infarto do miocárdio, hipertensão arterial e até mesmo alguns cânceres. A incidência de obesos no mundo todo vem aumentando a cada ano, e isto é um indicativo de que as estratégias terapêuticas usadas até hoje ainda não são totalmente eficazes. Estudos demonstram que a melatonina é um hormônio responsável por garantir um adequado balanço energético, principalmente através da regulação do fluxo energético, regulando este processo, provavelmente, através da ativação do tecido adiposo marrom. Além disso, estudos mostram que a melatonina apresenta capacidade de promover o "browning" do tecido adiposo branco, auxiliando dessa forma, na regulação do peso corporal, no entanto ainda são incipientes os estudos que avaliam a ação da melatonina sobre o tecido adiposo marrom. Sendo assim, o presente trabalho tem como principal objetivo investigar como a suplementação com melatonina interfere com a fisiologia do tecido adiposo branco e marrom de ratos submetidos à dieta hiperlipídica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES DE FARIAS, TALITA DA SILVA; CRUZ, MAYSA MARIANA; DA CUNHA DE SA, ROBERTA CAVALCANTE; SEVERI, ILENIA; PERUGINI, JESSICA; SENZACQUA, MARTINA; CERUTTI, SUZETE MARIA; GIORDANO, ANTONIO; CINTI, SAVERIO; CARDOSO ALONSO-VALE, MARIA ISABEL. Melatonin Supplementation Decreases Hypertrophic Obesity and Inflammation Induced by High-Fat Diet in Mice. FRONTIERS IN ENDOCRINOLOGY, v. 10, NOV 5 2019. Citações Web of Science: 0.
MENDES DE FARIAS, TALITA DA SILVA; DA PAIXAO, REGISLANE INO; CRUZ, MAYSA MARIANA; CAVALCANTE DA CUNHA DE SA, ROBERTA DOURADO; SIMAO, JUSSARA DE JESUS; ANTRACO, VITOR JACO; CARDOSO ALONSO-VALE, MARIA ISABEL. Melatonin Supplementation Attenuates the Pro-Inflammatory Adipokines Expression in Visceral Fat from Obese Mice Induced by A High-Fat Diet. CELLS, v. 8, n. 9 SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.