Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do lavado traqueobrônquico de bezerros utilizando a metagenômica

Processo: 15/02947-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 10 de agosto de 2015
Vigência (Término): 09 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Lilian Gregory
Beneficiário:Natália Carrillo Gaeta
Supervisor no Exterior: Rodrigo Carvalho Bicalho
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Cornell University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/03188-3 - Avaliação clínica da broncopneumonia de bezerros nos assentamentos da região de Presidente Epitácio e Presidente Venceslau, BP.MS
Assunto(s):Microbiologia veterinária   Metagenômica   Bovinos

Resumo

A busca por comunidades bacterianas presentes em diferentes ambientes tornou-se um importante objetivo dentro da comunidade científica, a fim de conhecer o papel de cada um dentro de um ambiente. O termo "metagenômica" foi utilizado pela primeira vez em 1998 por Jo Handelsman (Universidade de Wisconsin - EUA), e refere-se a um estudo cultura- independente de uma coleção de genoma de comunidades bacterianas que podem ser usados na exploração de todos os genomas bacterianos que residir no meio ambiente, plantas e animais. Devido à importância clínica desta nova tecnologia que identifica todos os gêneros de bactérias em uma amostra, incluindo as de difícil cultivo por técnicas convencionais, o objetivo deste estudo é avaliar tracheobronquical microbiome lavagem usando metagenômica. Este estudo será realizado no Departamento de Medicina da População e Diagnóstico Ciência da Faculdade de Veterinária da Universidade de Cornell, em Nova York, EUA.DNA de todas as amostras serão extraídas usando minikit DNA QIAamp (Qiagen) e o sequenciamento do gene 16S rRNA serão realizadas utilizando plataforma Illumina GAIIx. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GAETA, NATALIA C.; LIMA, SVETLANA F.; TEIXEIRA, ANDRE G.; GANDA, ERIKA K.; OIKONOMOU, GEORGIOS; GREGORY, LILIAN; BICALHO, RODRIGO C. Deciphering upper respiratory tract microbiota complexity in healthy calves and calves that develop respiratory disease using shotgun metagenomics. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 100, n. 2, p. 1445-1458, FEB 2017. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.