Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de borda na biomassa de florestas neotropicais

Processo: 15/02973-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 15 de junho de 2015
Vigência (Término): 14 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Alexandre Adalardo de Oliveira
Beneficiário:Melina Oliveira Melito
Supervisor no Exterior: Víctor Arroyo Rodríguez
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidad Nacional Autónoma de México, Morelia (UNAM), México  
Vinculado à bolsa:14/05052-1 - Efeito da fragmentação florestal na biomassa de florestas tropicais, BP.DR
Assunto(s):Ecologia da paisagem   Homogeneização   Estoque de carbono   Árvores

Resumo

Desmatamento é o principal fator que leva a perda de biomassa em regiões tropicais, entretanto, os efeitos da fragmentação florestal nos estoques de carbono são pouco compreendidos. A fragmentação florestal impacta a biomassa pela simplificação florística e estrutural da vegetação nas áreas sob influência da borda. Neste processo de homogeneização da biota, espécies emergentes, com grandes sementes, tolerantes ao sombreamento são preferencialmente afetadas permitindo a proliferação de espécies pioneiras, com pequenas sementes e de baixa densidade da madeira, as quais estocam pouca quantidade de biomassa. Com isso, a biomassa é afetada negativamente nas áreas de borda. Paisagens fragmentadas e afetadas pela presença de bordas estão difundidas pelo globo e rapidamente aumentando, levando a elevados níveis de emissão de carbono pela degradação das florestas, especialmente as florestas tropicais. Com isso, o principal objetivo deste estudo é determinar os fatores locais promotores da perda de biomassa em paisagens Neotropicais. Utilizando dados coletados sobre comunidade de plantas iremos estruturar um banco de dados de estoque de biomassa em paisagens fragmentadas. Utilizando esta base de dados iremos avaliar como a distância da borda, o efeito acumulativo de bordas múltiplas e o tempo de formação da borda afetam os estoques de biomassa e a biomassa por grupo funcional de plantas. Para análise de dados iremos utilizar Modelos Lineares Generalizados, uma abordagem que vem sendo amplamente utilizada em dados ecológicos, contudo ainda pouco explorada em dados espaciais. Os resultados desse projeto poderão ser um instrumento para subsidiar as estimativas de emissão de carbono devido à determinação da dimensão do colapso da biomassa em florestas Neotropicais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELITO, MELINA; METZGER, JEAN PAUL; DE OLIVEIRA, ALEXANDRE A. Landscape-level effects on aboveground biomass of tropical forests: A conceptual framework. GLOBAL CHANGE BIOLOGY, v. 24, n. 2, p. 597-607, FEB 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.