Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias de ensino de sucesso para a inclusão educacional de alunos com deficiência e alunos com transtorno global de desenvolvimento em aulas de Educação Física

Processo: 14/26764-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Eduardo José Manzini
Beneficiário:Maria Luiza Salzani Fiorini
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Educação física   Métodos de ensino   Inclusão escolar

Resumo

Por razões legais, sociais e educacionais, os alunos com deficiência e os alunos com transtorno global de desenvolvimento estão regularmente matriculados no Ensino Regular. Especificamente, no que se refere à inclusão nas aulas de Educação Física, os professores precisam estabelecer estratégias de ensino e selecionar recursos pedagógicos adequados e/ou adaptados que favoreçam e oportunizem a participação de todos os alunos da turma nas atividades propostas. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo identificar e descrever estratégias de ensino de sucesso estabelecidas por professores de Educação Física para a inclusão educacional de alunos com deficiência e alunos com transtorno global de desenvolvimento matriculados nos Ensino Regular. Os participantes serão professores de Educação Física que ministrem aulas para alunos com deficiência e alunos com transtorno global de desenvolvimento matriculados no Ensino Fundamental Ciclo I (1° ao 5° ano) da rede municipal da cidade de Marília/SP. A coleta de dados ocorrerá em três etapas: 1) caracterização do município em relação à matrícula de alunos com deficiência e alunos com transtorno global de desenvolvimento, do 1º ao 5º ano, nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental; 2) realização de filmagens das aulas de Educação Física para identificar e descrever as estratégias de ensino de sucesso para a inclusão de alunos das diferentes categorias de deficiência e de transtorno global de desenvolvimento que estejam matriculados nas escolas municipais do 1° ao 5° ano e, 3) devolutiva das informações a todos os professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA LUIZA SALZANI FIORINI; EDUARDO JOSÉ MANZINI. Estratégias de Professores de Educação Física para Promover a Participação de Alunos com Deficiência Auditiva nas Aulas. Rev. bras. educ. espec., v. 24, n. 2, p. -, Abr. 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.