Busca avançada
Ano de início
Entree

O intérprete-criador e seus dispositivos para a criação em dança: um diálogo com artistas da dança da cidade de São Paulo

Processo: 15/02320-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Sayonara Sousa Pereira
Beneficiário:Rafael Henrique Viana Sertori
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dança teatral   Representação (artes)   Coreografia   Técnicas de dança   Intérpretes   Arte contemporânea   São Paulo (SP)

Resumo

A presente pesquisa propõe estudar e investigar a figura do intérprete-criador em dança, com o objetivo de compreender seus dispositivos para a criação artística no contexto da cena contemporânea. O estudo, portanto, busca abordar e refletir sobre questões fundamentais que se apresentam para o intérprete-criador durante o desenvolvimento do seu trabalho criativo - tais como: interpretação coreográfica, percepção de sua estrutura física e emocional, domínio da técnica, entre outras - tanto no processo de criação de um espetáculo, quanto na apresentação pública de uma obra coreográfica. Assim, pretendemos lançar um olhar crítico sobre a figura do intérprete-criador na dança, a fim de investigarmos as transformações que vêm ocorrendo em seus modos de operar ao interpretar, ou dar vida a uma coreografia (ou a uma sequência estruturada de movimentos), considerando-se o contexto híbrido das produções contemporâneas em dança. Para embasarmos tal investigação (de natureza artístico-teórica), a pesquisa fundamenta-se na busca por experiências vindas da prática da dança, estabelecendo-se um diálogo com intérpretes-criadores da cena contemporânea que tenham uma trajetória profissional significativa e reconhecida no Brasil (sobretudo na cidade de São Paulo), além da elaboração de um experimento cênico coreográfico (que será interpretado pelo candidato), em que pretendemos tencionar a teoria estudada durante a pesquisa com a prática da criação artística em dança. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SERTORI, Rafael Henrique Viana. O intérprete e a criação em dança: conversas com seis artistas da cena da cidade de São Paulo. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.