Bolsa 14/26753-8 - Receptores de serotonina, Núcleo dorsal da rafe - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel dos receptores de serotonina de tipo 5-HT7 do núcleo mediano da rafe nas consequências comportamentais do estresse de restrição e do nado forçado

Processo: 14/26753-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de março de 2017
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Claudia Maria Padovan
Beneficiário:Willian Lazarini Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Receptores de serotonina   Núcleo dorsal da rafe   Depressão   Neurobiologia   Análise de variância   Estresse por restrição   Teste de nado forçado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:depressão | Estresse de restrição | Nado Forçado | núcleo mediano da rafe | serotonina | 5-Ht7 | Neurobiologia da depressão

Resumo

As principais teorias relativas à base biológica da depressão envolvem estudos relacionados aos neurotransmissores cerebrais e seus receptores. A serotonina (5-HT) é um neurotransmissor que regula diversos processos fisiológicos e comportamentais e está envolvida na adaptação a eventos aversivos, como a imobilização forçada e o nado forçado. Disfunções no sistema serotoninérgico estão associadas a diversos transtornos, como a depressão. As projeções serotoninérgicas que partem do Núcleo Mediano da Rafe (NMnR) em direção ao hipocampo dorsal, seriam as responsáveis pela adaptação ao estresse. O 5HT7 é um receptor de 5-HT presente em diversas estruturas encefálicas, dentre elas, o hipocampo e o NMnR. Dados da literatura e de nosso laboratório sugerem que a adaptação ao estresse envolve a facilitação da neurotransmissão serotoninérgica mediada por 5-HT7 no NMnR. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar o papel dos receptores de 5-HT de tipo 5-HT7 do NMnR na resposta ao estresse de restrição e ao nado forçado. Para tanto, ratos wistar com cânula-guia direcionada ao NMnR passarão por um evento de restrição forçada aguda com duração de duas horas, recebendo injeções intra-NMnR de LP-44 e/ou SB-258741 (agonista e antagonista de 5HT7, respectivamente), imediatamente antes (i) ou depois (ii) da restrição forçada, de acordo com a condição experimental. Após 24h, os animais serão submetidos ao teste no labirinto em cruz elevado, tendo seus comportamentos filmados para posterior análise comportamental. Será realizada uma condição controle (iii), na qual os ratos receberão tratamento intra-NMnR 24 horas antes do teste, sem a exposição ao estresse de restrição. De maneira semelhante, os ratos que passarão pelo teste do nado forçado serão divididos em três condições experimentais: i) submetidos a um pré-teste imediatamente seguido pelo tratamento intra-NMnR de LP-44 e/ou SB-258741 e 24 horas depois serão submetidos ao teste do nado forçado; ii) exposição ao pré-teste e 24 horas depois injeção intra-NMnR seguida pelo teste; iii) grupo controle no qual não haverá exposição ao pré-teste e injeção intra-NMnR seguida pelo teste. Por fim, os animais testados serão submetidos a perfusão transcardíaca seguida da análise histológica dos sítios de injeção. Será utilizada análise de variância (ANOVA) de uma e duas vias, de acordo com o experimento. Os resultados deste trabalho auxiliarão no entendimento dos mecanismos neurobiológicos da depressão envolvendo a participação ou não da neurotransmissão serotoninérgica mediada por 5-HT7 no NMnR. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAZARINI-LOPES, WILLIAN; CORSI-ZUELLI, FABIANA; PADOVAN, CLAUDIA M.. Attenuation of stress-induced behavioral changes by activation of serotonin type 7 receptors in the median raphe nucleus of rats. JOURNAL OF PSYCHOPHARMACOLOGY, v. 34, n. 8, p. 901-913, . (14/26753-8, 13/07773-5)
CAMPOS-CARDOSO, RODRIGO; GODOY, LIVEA DORNELA; LAZARINI-LOPES, WILLIAN; NOVAES, LEONARDO SANTANA; DOS SANTOS, NILTON BARRETO; PERFETTI, JULIANO GENARO; GARCIA-CAIRASCO, NORBERTO; MUNHOZ, CAROLINA DEMARCHI; PADOVAN, CLAUDIA MARIA. Exploring the light/dark box test: Protocols and implications for neuroscience research. JOURNAL OF NEUROSCIENCE METHODS, v. 384, p. 10-pg., . (14/17959-1, 14/26753-8, 17/11339-0)
CAMPOS-CARDOSO, RODRIGO; NOVAES, LEONARDO SANTANA; GODOY, LIVEA DORNELA; DOS SANTOS, NILTON BARRETO; PERFETTO, JULIANO GENARO; LAZARINI-LOPES, WILLIAN; GARCIA-CAIRASCO, NORBERTO; PADOVAN, CLAUDIA MARIA; MUNHOZ, CAROLINA DEMARCHI. The resilience of adolescent male rats to acute stress-induced delayed anxiety is age-related and glucocorticoid release-dependent. Neuropharmacology, v. 226, p. 9-pg., . (14/17959-1, 16/03572-3, 14/26753-8, 17/11339-0, 12/24002-0, 18/19599-3, 19/00908-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Willian Lazarini. Participação dos receptores serotoninérgicos do tipo 5-HT7 do núcleo mediano da rafe nas respostas comportamentais ao estresse de restrição e de nado forçado. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.