Busca avançada
Ano de início
Entree

Formas de vida e acontecimentos em contos de Rubem Fonseca

Processo: 15/06211-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento
Beneficiário:Renata Cristina Duarte
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/19787-9 - Práxis enunciativa e formas de vida em Rubem Fonseca, BE.EP.DR
Assunto(s):Semiótica

Resumo

Fundamentada nos pressupostos da teoria semiótica francesa, a presente pesquisa tem como corpus contos do autor brasileiro contemporâneo Rubem Fonseca e pretende investigar como se configuram as figurativizações das formas de vida do homem contemporâneo em tais textos literários, objeto de análise, bem como os acontecimentos responsáveis por fundar novas formas de vida baseadas na ética do querer e que por isso rompem com a práxis enunciativa vigente. Para proceder à análise, a pesquisa parte do conceito greimasiano de "formas de vida" e atinge desdobramentos mais recentes, como os estudos da semiótica tensiva elaborados por Jaques Fontanille e Claude Zilberberg. Esta pesquisa se justifica, pois, sob esse ponto de vista teórico, o estudo do texto literário constitui também material para a análise da cultura brasileira. Além disso, pretende-se discutir a possibilidade de aplicação do conceito de "acontecimento" na esfera da enunciação, isto é, atingindo os atores da enunciação e não necessariamente os do enunciado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DUARTE, Renata Cristina. Formas de vida e acontecimentos em contos de Rubem Fonseca. 2018. 237 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.