Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da diversidade microbiana de reator EGSB em escala piloto para a remoção de surfactante aniônico em água residuária de lavanderia comercial diluída em esgoto sanitário

Processo: 15/08219-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Tiago Palladino Delforno
Beneficiário:Victor Borin Centurion Biruel
Instituição-sede: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Paulínia , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de águas residuárias   Reatores biológicos   Diversidade microbiana   Análise de sequência de DNA

Resumo

O objetivo do projeto é atuar de forma sinérgica e complementar com um trabalho em desenvolvimento no Laboratório de Processos Biológicos (LPB/USP-São Carlos), por meio da avaliação da diversidade microbiana utilizando técnicas independentes de cultivo (PCR/DGGE e sequenciamento do gene RNAr 16S). Para tanto, as amostras serão provenientes de um reator biológico EGSB (expanded granular sludge bed) aplicado para o tratamento de surfactante aniônico (alquilbenzeno linear sulfonado) em água residuária de lavanderia comercial diluída em esgoto sanitário. Ressalta-se que esse reator está em fase de operação (LPB/USP-São Carlos) pela aluna de graduação Alana Gandra L. de Moura orientada pela Prof. Dra. Maria Bernadete A. Varesche. No total, quatro objetivos serão avaliados no presente projeto: (I) diversidade do Domínio Archaea e Bacteria nas amostras do reator; (II) avaliação de uma possível estratificação microbiana ao longo do reator, (III) avaliar a diversidade do gene chave (bamA) envolvido na degradação anaeróbia de compostos aromáticos e (IV) caracterizar filogeneticamente os micro-organismos do domínio Bacteria. Dessa forma, esse estudo contribuirá com os dados de operação do reator EGSB, permitindo assim aprofundar o conhecimento sobre a remoção anaeróbia do LAS em reator biológico. Ressalta-se que a integração de áreas distintas (Engenharia de Processos - com a utilização de reatores biológicos e Microbiologia) visa aperfeiçoar o processo e o conhecimento das relações entre os membros do consórcio microbiano responsável pela degradação da molécula de LAS.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CENTURION, V. B.; MOURA, A. G. L.; DELFORNO, T. P.; OKADA, D. Y.; DOS SANTOS, V. P.; VARESCHE, M. B. A.; OLIVEIRA, V. M. Anaerobic co-digestion of commercial laundry wastewater and domestic sewage in a pilot-scale EGSB reactor: The influence of surfactant concentration on microbial diversity. INTERNATIONAL BIODETERIORATION & BIODEGRADATION, v. 127, p. 77-86, FEB 2018. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.