Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da atividade antiparasitária de metabólitos isolados a partir de frações apolares do extrato de folhas de Casearia Sylvestris (Salicaceae)

Processo: 15/07575-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Patricia Sartorelli
Beneficiário:Flavia Rie Hasegawa
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Metabólitos secundários   Química de produtos naturais   Casearia sylvestris

Resumo

A Leishmaniose visceral e Doença de Chagas, são duas importantes doenças negligenciadas em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, causadas pelos protozoários Leishmania sp e Trypanosoma cruzi respectivamente. O tratamento contra as duas doenças possui alta toxicidade, levando a ocorrência de sérios efeitos adversos. O fato levanta a necessidade da pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, e os produtos naturais possuem grande potencial como fonte de compostos ativos. O projeto consiste no isolamento de metabólitos de frações da fase hexânica do extrato metanólico de folhas de Casearia sylvestris Swartz, uma planta utilizada na medicina popular, e avaliação de sua atividade frente à Leishmania infantum e Trypanosoma cruzi, assim como sua citotoxidade. Para isso, serão realizados diversas etapas de fracionamento em cromatografia em coluna, camada delgada, preparativa e cromatografia líquida de alta eficiência. Por fim, as estruturas dos compostos ativos isolados serão elucidadas através de técnicas espectroscópicas e espectrométricas.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.