Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da restrição calórica mediados pela SIRT3 sobre as capacidades aeróbia e anaeróbia de camundongos: relações com a atividade espontânea, parâmetros metabólicos e função mitocondrial muscular no envelhecimento

Processo: 15/00272-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 15 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Fúlvia de Barros Manchado Gobatto
Beneficiário:Fúlvia de Barros Manchado Gobatto
Anfitrião: Tomas Alberto Prolla
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Wisconsin-Madison (UW-Madison), Estados Unidos  
Assunto(s):Envelhecimento   Camundongos

Resumo

A dieta de restrição calórica parece ser uma estratégia eficiente para melhorar a função mitocondrial e, consequentemente, reduzir os declínios fisiológicos associados ao processo de envelhecimento em seres vivos. Entretanto, os efeitos benéficos da CR parecem ser mediados pela sirtuína 3 (SIRT3), uma proteína deacetilase presente na parede mitocondrial. Dentre os aspectos que reduzem com o envelhecimento e prejudicam a qualidade de vida destacam-se as capacidades aeróbia e anaeróbia e a atividade espontânea de roedores, o que possivelmente seja amenizado pela CR em camundongos com presença de SIRT3. Desse modo, o objetivo geral esse projeto será investigar os efeitos da dieta de restrição calórica mediados pela SIRT3 sobre as capacidades aeróbia e anaeróbia de camundongos, bem como suas relações com a atividade espontânea, parâmetros metabólicos e função mitocondrial muscular no envelhecimento. Serão estudados camundongos machos da linhagem C57BL/6 e camundongos que não expressam o gene da SIRT3, submetidos à CR ou à condição de dieta controle. Para analisar o processo de envelhecimento, os experimentos serão realizados como oito grupos de três diferentes idades: jovens (5 meses), meia-idade (15 meses) e idosos (30 meses). A avaliação das capacidades aeróbia e anaeróbia será realizada pelo protocolo de velocidade crítica, a partir da aplicação de 4 esforços aleatórios de corrida em esteira rolante (intensidades 18, 21, 24 e 27 m/min) e registro do tempo limite de cada esforço. A partir desses dados, o modelo linear 'intensidade vs. 1/tempo limite' será aplicado, sendo obtidos os valores do y-intercepto e da inclinação do ajuste correspondentes, respectivamente, à CV (velocidade crítica - capacidade aeróbia) e capacidade de corrida anaeróbia. Ainda, durante o procedimento experimental (em dois momentos), ocorrerá a mensuração de atividade espontânea dos camundongos de todos os grupos por meio de um sistema de gravimetria. Os animais então serão eutanasiados e amostras de sangue e tecido muscular serão extraídas para as determinações de glicose circulante, proteínas totais, perfil lipídico (triglicérides, LDL, HDL, AGL e colesterol total), creatina quinase, creatinina e ureia e glicogênio muscular (gastrocnêmio, sóleo e quadríceps). A função mitocondrial muscular será analisada por meio do sistema de alta resolução Oxygraph-2k (Oroboros, Innsbruck, Áustria), sem a necessidade de isolamento dessa organela. Para a comparação entre grupos, em cada um dos parâmetros avaliados, uma ANOVA-three way será realizada, tendo como efeitos a idade dos animais, a dieta utilizada e a ausência do gene da SIRT3. Caso necessário, análise post hoc de Newmann Keuls será adotada. Espera-se, por meio desse estudo, identificar se a CR mediada pela SIRT3 é capaz de amenizar os declínios das capacidades aeróbia e anaeróbia e da atividade espontâneas no envelhecimento, e ainda quais mecanismos fisiológicos podem estar associados a esses potenciais benefícios.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENEZES SCARIOT, PEDRO PAULO; MANCHADO-GOBATTO, FULVIA B.; PROLLA, TOMAS A.; MASSELLI DOS REIS, IVAN G.; GOBATTO, CLAUDIO ALEXANDRE. Housing conditions modulate spontaneous physical activity, feeding behavior, aerobic running capacity and adiposity in C57BL/6J mice. Hormones and Behavior, v. 115, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.
RODRIGUES, NATALIA ALMEIDA; TORSONI, ADRIANA SOUZA; FANTE, THAIS; GUSTAVO, IVAN; DOS REIS, MASSELLI; GOBATTO, CLAUDIO ALEXANDRE; MANCHADO-GOBATTO, FULVIA BARROS. Lactate minimum underestimates the maximal lactate steady-state in swimming mice. APPLIED PHYSIOLOGY NUTRITION AND METABOLISM, v. 42, n. 1, p. 46-52, JAN 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.