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Controle de sistemas lineares sujeitos a saltos markovianos aplicado em veículos autônomos

Processo: 15/05228-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marco Henrique Terra
Beneficiário:Lucas Barbosa Marcos
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas dinâmicos   Sistemas lineares   Veículos autônomos   Saltos markovianos

Resumo

No contexto do mundo contemporâneo, os veículos automotores estão cada vez mais integrados ao cotidiano das pessoas, sendo mais de 1 bilhão deles circulando pelo mundo. Por serem controlados por motoristas, estão sujeitos a falhas decorrentes da inerente condição humana, ocasionando acidentes, mortes e outros prejuízos. O controle autônomo de veículos tem se apresentado como alternativa na busca de redução desses prejuízos, sendo utilizado nas mais diferentes abordagens, por distintas instituições ao redor do planeta. Deste modo, torna-se uma pauta fundamental para o estudo de sistemas de controle. Este trabalho, valendo-se da descrição matemática do comportamento veicular, busca o desenvolvimento e a implementação de um método eficiente de controle autônomo de veículos voltado, principalmente, para a modelagem em espaço de estados. O objetivo deverá ser alcançado fazendo uso da estratégia de controle baseada em sistemas lineares sujeitos a saltos markovianos, que buscará aproximar o comportamento altamente não-linear do sistema em seus diferentes pontos de operação. Este trabalho está vinculado ao projeto e-Science número 2014/08432-0 intitulado "Sistema de referência de atitude, orientação e posição baseado em filtro de Kalman robusto implementado em FPGA". O autor solicita bolsa para o período de 18 meses. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARCOS, Lucas Barbosa. Controle de sistemas lineares sujeitos a saltos Markovianos aplicado em veículos autônomos. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

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