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Ritos genéticos editoriais e comunicação científica: a atividade de revisão em periódicos

Processo: 15/01224-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luciana Salazar Salgado
Beneficiário:Letícia Moreira Clares
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação científica   Periódicos científicos   Editoração   Conhecimento científico   Revisão de texto   Análise do discurso

Resumo

Neste projeto de pesquisa propomos um estudo sobre o termo revisão no universo dos periódicos científicos, buscando investigar como os processos de produção e tratamento editorial funcionam nesse meio de escrita acadêmica e quais seus efeitos sobre a comunicação do conhecimento científico. Compreendendo a revisão como uma atividade de mediação editorial, tomaremos como objeto de análise as revistas do Instituto de Estudos Brasileiros - IEB/USP e do Programa de Pós-graduação em Geografia da FFLCH-USP, Geousp: espaço e tempo, procurando entender como, nesses periódicos (um multidisciplinar e o outro restrito a um campo de saber), a revisão se dá enquanto avaliação por pares e tratamento linguístico-discursivo, e em que medida se constitui a relação entre essas instâncias no processo editorial que põe em circulação pública o conhecimento produzido na universidade. Propomos olhar para os periódicos científicos como dispositivos comunicacionais, observando como os ritos genéticos editoriais operam nesse tipo de material e, assim, como contribuem para a constituição do cenário atual da comunicação científica. Para tanto, ancoradas no método descritivo-interpretativo característico da análise do discurso de linha francesa, mobilizaremos especialmente os conceitos de condições de produção e instituição discursiva, com vistas a traçar um breve panorama dos elementos conjunturais do universo discursivo editorial da comunicação científica e investigar como se dá, nesse contexto, a produção de periódicos científicos, analisando o que a atividade de revisão representa nesse meio. (AU)