Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de alvos regulados pela fosfatase PhzA de Aspergillus fumigatus

Processo: 14/24951-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Gustavo Henrique Goldman
Beneficiário:Adriana Oliveira Manfiolli
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/07870-9 - A influência de proteínas quinases ativadas por mitógenos (MAPK) na expressão de determinantes genéticos importantes para a virulência de Aspergillus fumigatus, AP.TEM
Assunto(s):Sideróforos   Fungos patogênicos   Aspergillus fumigatus

Resumo

O gênero Aspergillus, que inclui cerca de 200 espécies, tem um impacto enorme sobre a saúde pública, tanto positivo como o carro-chefe de aplicações industriais quanto negativo como patógeno de plantas e humanos. A doença mais grave causada por A. fumigatus é a aspergilose invasiva (IA) que ocorre mais comumente quando indivíduos imunocomprometidos inalam conídios. Estes podem germinar no pulmão resultando no crescimento de hifas que penetram as barreiras epiteliais e endoteliais. A incidência de infecção invasiva em indivíduos imunocomprometidos é maior que 50 % e a taxa de mortalidade frequentemente entre 50 a 100 %. O ferro é um micronutriente essencial para todos os eucariotos, pois participa de vários processos biológicos essenciais e vários estudos têm demonstrado que o ferro é fundamental para o crescimento e virulência de A. fumigatus. Entretanto, a biodisponibilidade deste metal dentro do hospedeiro é baixa. Como consequência, A. fumigatus possui dois mecanismos de aquisição de alta afinidade como forma de obter ferro durante a infecção: a assimilação redutora de ferro (RIA) e a aquisição de ferro mediada por sideróforos. A criação de uma coleção de mutantes de fosfatases em A. fumigatus nos permitiu identificar a PhzA como uma fosfatase importante para o metabolismo do ferro. Resultados preliminares mostraram que o mutante ”phzA é avirulento e apresenta níveis reduzidos de expressão de genes envolvidos na biossíntese de sideróforos em condições de penúria de ferro e que consequentemente a produção do sideróforo TAFC também está reduzida. Esses dados inéditos evidenciaram o papel crucial da fosfatase PhzA no mecanismo de obtenção de ferro durante condições de escassez desse nutriente. Assim, acreditamos que a caracterização das vias que são moduladas pela fosfatase PhzA em A. fumigatus proporcionará oportunidades de compreensão de como A. fumigatus regula a utilização de ferro visando o estabelecimento da infecção. Além disso, a identificação de ligantes e a caracterização de alvos que têm a sua expressão direta ou indiretamente modulada por essa fosfatase nos ajudará a compor um quadro de interações biológicas que favorecerá a compreensão de quais são os principais eventos ao nível de transdução de sinal importantes para o estabelecimento da infecção por A. fumigatus.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANFIOLLI, ADRIANA OLIVEIRA; SIQUEIRA, FILIPE SILVA; DOS REIS, THAILA FERNANDA; VAN DIJCK, PATRICK; SCHREVENS, SANNE; HOEFGEN, SANDRA; FOEGE, MARTIN; STRASSBURGER, MARIA; DE ASSIS, LEANDRO JOSE; HEINEKAMP, THORSTEN; ROCHA, MARINA CAMPOS; JANEVSKA, SLAVICA; BRAKHAGE, AXEL A.; MALAVAZI, IRAN; GOLDMAN, GUSTAVO H.; VALIANTE, VITO. Mitogen-Activated Protein Kinase Cross-Talk Interaction Modulates the Production of Melanins in Aspergillus fumigatus. MBIO, v. 10, n. 2 MAR-APR 2019. Citações Web of Science: 0.
MANFIOLLI, ADRIANA OLIVEIRA; DE CASTRO, PATRICIA ALVES; DOS REIS, THAILA FERNANDA; DOLAN, STEPHEN; DOYLE, SEAN; JONES, GARY; RIANO PACHON, DIEGO M.; ULAS, MEVLUET; NOBLE, LUKE M.; MATTERN, DEREK J.; BRAKHAGE, AXEL A.; VALIANTE, VITO; SILVA-ROCHA, RAFAEL; BAYRAM, OZGUR; GOLDMAN, GUSTAVO H. Aspergillusfumigatus protein phosphatase PpzA is involved in iron assimilation, secondary metabolite production, and virulence. Cellular Microbiology, v. 19, n. 12 DEC 2017. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.