Busca avançada
Ano de início
Entree

A representação da identidade nacional no cinema contemporâneo brasileiro da Globo Filmes

Processo: 14/24234-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Michel Nicolau Netto
Beneficiário:Carolina Carvalho de Assumpção
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia da cultura   Cinema brasileiro   Identidade nacional   Produção cinematográfica   Multimeios   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Brasileiro | Globo Filmes | Identidade Nacional | Sociologia da Cultura

Resumo

O interesse pelo cinema se dá por este ser um instrumento de expressão e comunicação que conflui produção artística e mercadológica, sendo que no caso brasileiro reflete e constrói historicamente o pensamento acerca da ideia do que é ser brasileiro. O enfoque principal do trabalho está na produção cinematográfica nacional contemporânea da empresa coprodutora e distribuidora de cinema Globo Filmes, com o propósito de reconhecer como o brasileiro é retratado nos filmes. Atenta-se à relevante presença dessa empresa no mercado cinematográfico nacional e internacional, tendo em vista que a produção do conteúdo da Globo Filmes segue um ritmo acelerado (até o fim do ano de 2014, a Globo Filmes participou diretamente da produção de 155 filmes) e se diz um projeto de fortalecimento da indústria audiovisual brasileira. Empreendendo um recorte que se justifica mais adiante, o estudo será dedicado à análise de sinopses, filmes e materiais de divulgação sobre eles, visando compreender sociologicamente a representação da identidade brasileira na produção cinematográfica da empresa Globo Filmes. O enfoque principal do trabalho está na produção cinematográfica nacional contemporânea da empresa coprodutora e distribuidora de cinema Globo Filmes, com o propósito de reconhecer como o brasileiro é retratado nos filmes. Atenta-se à relevante presença dessa empresa no mercado cinematográfico nacional e internacional, tendo em vista que a produção do conteúdo da Globo Filmes segue um ritmo acelerado (até o fim do ano de 2013, a Globo Filmes participou diretamente da produção de 140 filmes) e se diz um projeto de fortalecimento da indústria audiovisual brasileira. Empreendendo um recorte que se justifica mais adiante, o estudo será dedicado à análise de sinopses, filmes e materiais de divulgação sobre eles, visando compreender sociologicamente a representação da identidade brasileira na produção cinematográfica da empresa Globo Filmes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)