Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de fatores prognósticos e alvos terapêuticos relacionados com a transição epitélio-mesênquima e com o microambiente tumoral de carcinomas mamários caninos

Processo: 15/09046-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 08 de setembro de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Renee Laufer Amorim
Beneficiário:Talita Mariana Morata Raposo Ferreira
Supervisor no Exterior: Karin Sorenmo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Pennsylvania, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/03940-4 - Estudo em larga escala da expressão gênica de carcinomas mamários em cadelas, BP.DR
Assunto(s):Oncologia veterinária

Resumo

Os tumores mamários são os tumores mais prevalentes nas cadelas, assim como nas mulheres. O estudo de marcadores que possam estar envolvidos no desenvolvimento metastático pode ajudar no melhor entendimento do processo carcinogênico deste tumor, além de permitir a identificação de marcadores prognósticos e potenciais alvos terapêuticos que possam contribuir tanto para a espécia canina como para os humanos. Dra. Karin Sorenmo é uma pesquisadora renomada com publicações de alto impacto nos mais renomados periódicos internacionais, principalmente sobre câncer de mama e de próstata. Dra. Susan Volk é uma outra importante pesquisadora tendo como principal linha de pesquisa o microambiente tumoral. Ambas professoras conduzem o projeto de pesquisa de tumor mamário canino da Universidade da Pensilvânia. Nosso grupo tem estudado tumores mamários em cadelas com importantes resultados e a colaboração destas renomadas pesquisadoras irá contribuir para o melhor entendimento dos resultados que temos obtido com os estudos do perfil gênico em larga escala. Além disso, a partir desses resultados em larga escala, selecionaremos vias de expressão gênica relacionadas com a transição epitélio-mesênquima (TEM) e o microambiente tumoral e validaremos os resultados pelo RT-PCR, análises de expressão proteica e cultura celular para identificação de fatores prognósticos e potenciais alvos terapêuticos para tumores mamários caninos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAPOSO-FERREIRA, TALITA M. M.; BRISSON, BECKY K.; DURHAM, AMY C.; LAUFER-AMORIM, RENEE; KRISTIANSEN, VERONICA; PURE, ELLEN; VOLK, SUSAN W.; SORENMO, KARIN. Characteristics of the Epithelial-Mesenchymal Transition in Primary and Paired Metastatic Canine Mammary Carcinomas. VETERINARY PATHOLOGY, v. 55, n. 5, p. 622-633, SEP 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.