Busca avançada
Ano de início
Entree

O modelo da indústria petrolífera dos Estados Unidos no Brasil: o caso do geólogo norte-americano Walter link (1902 - 1982)

Processo: 15/03244-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História das Ciências
Pesquisador responsável:Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
Beneficiário:Drielli Peyerl
Supervisor no Exterior: Brian Frehner
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Oklahoma State University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/06843-2 - Um norte-americano na Petrobras: a trajetória do geólogo Walter Link (1902 - 1982) no Departamento de Exploração - DEPEX/Petrobras (1954 - 1960) e sua influência no processo técnico e exploratório do petróleo no Brasil, BP.PD
Assunto(s):Brasil   Petróleo   Estados Unidos

Resumo

A partir de 1897, a presença oficial de iniciativas privada por meio de companhias estrangeiras, principalmente norte-americanas, modificaram o cenário de pesquisa relacionada ao petróleo no Brasil. Tanto empresas e profissionais estrangeiros como órgãos federais contribuíram para o estudo da geologia local e na realização de sondagens em diversos pontos do território brasileiro. Porém, algumas dificuldades enfrentadas estavam relacionadas diretamente a aquisições de materiais, altos custos de importação - advindos geralmente dos Estados Unidos - e a falta de profissionais brasileiros, necessitando assim, do auxílio de profissionais estrangeiros. A partir de 1920, e gradativamente, os órgãos federais posicionam-se a frente da pesquisa de petróleo no país, como: o Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil (1907), o Conselho Nacional do Petróleo (1938) e a Petrobras (1953). Esses órgãos tinham em seu corpo técnico, profissionais norte-americanos em sua maioria, os quais contribuíram para a formação e desenvolvimento do próprio know-how da indústria do petróleo no Brasil. Dessa forma, serão analisados os avanços da técnica e da indústria petrolífera no Brasil em conexão direta com os Estados Unidos. Em específico, descrevendo o caso do geólogo norte-americano Walter Link (1902 - 1982), o qual organizou o Departamento de Exploração da Petrobras nos moldes da indústria americana, transformando esse, no maior Departamento de Exploração das indústrias petrolíferas mundiais na década de 1950. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEYERL, DRIELLI; DE MENDONCA FIGUEIROA, SILVIA FERNANDA; BOSETTI, ELVIO PINTO. THE NORTH AMERICAN GEOLOGIST WALTER KARL LINK AND OIL EXPLORATORY RESEARCH AT PETROBRAS (1954-1960). EARTH SCIENCES HISTORY, v. 35, n. 2, p. 387-398, 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.