Busca avançada
Ano de início
Entree

O possível papel anti-formação óssea da semaforina 4D expressa no contexto da periodontite periapical

Processo: 15/07107-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Luciano Tavares Angelo Cintra
Beneficiário:Mariane Maffei Azuma
Supervisor: Toshihisa Kawai
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Forsyth Institute, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/26390-0 - Influência local e sistêmica da suplementação alimentar com o ácido graxo ômega-3 em ratos com infecção endodôntica, BP.DR
Assunto(s):Imunologia   Semaforinas   Periodontite periapical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bone | periapical periodontitis | Semaphorin 4D | Imunologia

Resumo

A periodontite apical é uma doença infecciosa caracterizada por uma destruição óssea inflamatória, que é mediada por linfócitos reativos a bactérias. Algumas evidências mostraram que o fator de osteoclastogênese, receptor ativador do fator nuclear kappa B (NF-kB) e o ligante (RANKL), produzidos por linfócitos ativados é responsável pela indução da reabsorção óssea na periodontite apical. A realização de um tratamento endodôntico adequado, pode eliminar bactérias que infectam os canais radiculares e, consequentemente, reduzir a produção de RANKL por linfócitos reativos a bactérias. Entretanto, mesmo após um apropriado tratamento endodôntico, a neoformação óssea na região periapical é, geralmente, lenta e insuficiente. Por outro lado, estudos recentes descobriram que a Semaforina 4D (Sema4D), produzida por osteoclastos, pode inibir a neoformação óssea, suprimindo os sinais induzidos por IGF-1 em osteoblastos. É importante notar que IGF-1 não é só produzido pelo fígado, mas também liberado na matriz óssea após a reabsorção óssea, causada pelos osteoclastos. Nossa hipótese é a de que a maior expressão de semaforina 4D está associada com a reabsorção óssea da periodontite apical e que pode interromper a neoformação óssea. A proposta deste estudo irá investigar os padrões de expressão da semaforina 4D, bem como o seu possível papel na diminuição da neoformação óssea, no contexto da destruição óssea periapical, usando um modelo de periodontite apical em camundongos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WISITRASAMEEWONG, W.; KAJIYA, M.; MOVILA, A.; RITTLING, S.; ISHII, T.; SUZUKI, M.; MATSUDA, S.; MAZDA, Y.; TORRUELLA, M. R.; AZUMA, M. M.; et al. DC-STAMP Is an Osteoclast Fusogen Engaged in Periodontal Bone Resorption. JOURNAL OF DENTAL RESEARCH, v. 96, n. 6, p. 685-693, . (15/07107-0)