Busca avançada
Ano de início
Entree

O possível papel anti-formação óssea da semaforina 4D expressa no contexto da periodontite periapical

Processo: 15/07107-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Luciano Tavares Angelo Cintra
Beneficiário:Mariane Maffei Azuma
Supervisor no Exterior: Toshihisa Kawai
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Local de pesquisa : Forsyth Institute, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/26390-0 - Influência local e sistêmica da suplementação alimentar com o ácido graxo ômega-3 em ratos com infecção endodôntica, BP.DR
Assunto(s):Imunologia   Semaforinas   Periodontite periapical

Resumo

A periodontite apical é uma doença infecciosa caracterizada por uma destruição óssea inflamatória, que é mediada por linfócitos reativos a bactérias. Algumas evidências mostraram que o fator de osteoclastogênese, receptor ativador do fator nuclear kappa B (NF-kB) e o ligante (RANKL), produzidos por linfócitos ativados é responsável pela indução da reabsorção óssea na periodontite apical. A realização de um tratamento endodôntico adequado, pode eliminar bactérias que infectam os canais radiculares e, consequentemente, reduzir a produção de RANKL por linfócitos reativos a bactérias. Entretanto, mesmo após um apropriado tratamento endodôntico, a neoformação óssea na região periapical é, geralmente, lenta e insuficiente. Por outro lado, estudos recentes descobriram que a Semaforina 4D (Sema4D), produzida por osteoclastos, pode inibir a neoformação óssea, suprimindo os sinais induzidos por IGF-1 em osteoblastos. É importante notar que IGF-1 não é só produzido pelo fígado, mas também liberado na matriz óssea após a reabsorção óssea, causada pelos osteoclastos. Nossa hipótese é a de que a maior expressão de semaforina 4D está associada com a reabsorção óssea da periodontite apical e que pode interromper a neoformação óssea. A proposta deste estudo irá investigar os padrões de expressão da semaforina 4D, bem como o seu possível papel na diminuição da neoformação óssea, no contexto da destruição óssea periapical, usando um modelo de periodontite apical em camundongos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WISITRASAMEEWONG, W.; KAJIYA, M.; MOVILA, A.; RITTLING, S.; ISHII, T.; SUZUKI, M.; MATSUDA, S.; MAZDA, Y.; TORRUELLA, M. R.; AZUMA, M. M.; EGASHIRA, K.; FREIRE, M. O.; SASAKI, H.; WANG, C. Y.; HAN, X.; TAUBMAN, M. A.; KAWAI, T. DC-STAMP Is an Osteoclast Fusogen Engaged in Periodontal Bone Resorption. JOURNAL OF DENTAL RESEARCH, v. 96, n. 6, p. 685-693, JUN 2017. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.