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A voz e seus cuidados: ensino a distância para professores

Processo: 15/00143-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Lídia Cristina da Silva Teles
Beneficiário:Camila Oliveira e Souza
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação a distância   Ensino e aprendizagem   Hábitos alimentares   Telemedicina   Professores   Voz   Inquéritos e questionários

Resumo

Uma das formas mais dinâmicas de ensino a distância são os vídeos educativos temáticos. Estes recursos audiovisuais são meios bastante eficientes para auxiliar o binômio ensino-aprendizagem no âmbito globalizado. Dentre os profissionais da voz que apresentam maior incidência de alteração vocal destacam-se os professores. A promoção da saúde vocal nesta população assume um importante papel, uma vez que a presença de desvios vocais acarreta graves consequências ao processo ensino-aprendizagem e sobretudo à qualidade de vida do professor. A promoção da saúde deve estar fundamentada em ações que visam o aumento da capacidade de indivíduos, grupos e comunidades no controle de suas próprias vidas e para intervenção no processo de saúde/doença e o enfrentamento das dificuldades e necessidades. Neste contexto, o ensino a distância (EAD) surge como uma das ações educativas em saúde compatível com o processo de empoderamento e alinhada com a perspectiva da Promoção da Saúde. Agrega características democráticas, reflexivas, problematizadoras e transformadoras que valorizam o sujeito e o conhecimento cotidiano. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo disponibilizar aos professores conhecimento confiável sobre a voz e seus cuidados, por meio dos vídeos educativos "Conhecendo os segredos da voz e da fala", "Saúde vocal" e "Cuidando da voz profissional" e investigar se os vídeos educativos permitiram o despertar da consciência para as questões da saúde vocal e auxiliaram na atuação profissional e qualidade de vida do professor. Método: Participarão deste estudo professores de cinco escolas municipais da cidade de Bauru. O link de acesso aos vídeos educativos será entregue presencialmente aos professores bem como será encaminhado por e-mail. O estudo oferecerá autonomia para os participantes assistirem os vídeos em horário e local desejados no prazo de quinze dias. Os professores responderão antes e após assistiram aos vídeos: a) questionário de conhecimento sobre voz e investigação dos hábitos alimentares e vocais; b) Índice de Triagem para Distúrbio de Voz (ITDV) e c) Protocolo de Participação e Atividades Vocais (PPAV). Ao final do estudo responderão ao questionário de satisfação do usuário e dos vídeos educativos. Os dados serão analisados por meio de teste estatístico t pareado, com nível de significância de 0,05% e análise descritiva.

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