Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da união resina-dentina utilizando diferentes abordagens de condicionamento dentinário

Processo: 15/03927-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marcelo Giannini
Beneficiário:Maicon Sebold
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística   Resinas sintéticas   Dentina   Ácido fosfórico   Adesivos dentinários   Resistência de união (odontologia)   Condicionamento do esmalte dentário   Microtração   Microscopia confocal

Resumo

Os objetivos deste estudo serão comparar os efeitos de agentes condicionadores experimentais (nitrato de alumínio 2,6% + ácido oxálico 1,5%; oxalato de ferro 6,8% e HNO3 1,4%) com o condicionamento tradicional (ácido fosfórico) na união resina-dentina. Nessas avaliações serão utilizados os ensaios de resistência de união por microtração, análise do padrão de fratura em MEV, resistência microflexural da dentina, análises de morfologia da união e do colágeno em microscopia confocal. Nessa análise em microscopia confocal, diferentes corantes serão empregados para visualização das estruturas objeto de estudo. No ensaio de microtração a na avaliação da morfologia da área de união dentina-resina serão testados dois adesivos com diferentes solventes orgânicos, em 10 grupos experimentais. Para avaliação dos padrões de fratura, as amostras testadas em microtração serão metalizadas e classificadas de acordo com as estruturas envolvidas na fratura. Nas avaliações do colágeno e da flexão da dentina serão testadas apenas as quatro técnicas de condicionamento. A forma de análise dos resultados para os ensaios de resistência (microtração e flexão) será paramétrica (Anova e Teste de Tukey), enquanto para as avaliações microscópicas serão realizadas a descrição das estruturas das amostras e a comparação entre os grupos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEBOLD, MAICON; ANDRE, CAROLINA BOSSO; CARVALHO, RICARDO MARINS; GIANNINI, MARCELO. Dry-bonding to dentin using alternative conditioners based on iron-containing solutions or nitric acid. JOURNAL OF THE MECHANICAL BEHAVIOR OF BIOMEDICAL MATERIALS, v. 94, p. 238-248, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.