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Educação inclusiva e Educação especial: concepções do professor generalista sobre o papel do professor especialista

Processo: 14/27051-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Claudia Regina Mosca Giroto
Beneficiário:Jessica Mariane Rodrigues de Lima
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação inclusiva   Educação especial   Ensino fundamental   Formação de professores   Coleta de dados   Entrevista   Análise quantitativa

Resumo

Dentro do paradigma da inclusão entende-se que a diversidade faz parte da natureza humana. Essa diversidade também é reconhecida no âmbito educacional, ao se compreender que a escola se configura como um espaço onde há heterogeneidade, e esse deve ser o ponto de partida da base de trabalho de qualquer professor, além de atender as diferenças individuais que necessitam ser adequadamente conhecidas e consideradas. Entretanto a diversidade, que deveria constituir um contexto positivo de trocas e aprendizagem na formação dos escolares, não garante, por si só, a interação entre os participantes do contexto de sala de aula e a compreensão acerca das diferenças que os caracterizam. Pensando nesse contexto, esta pesquisa objetiva investigar a compreensão de 44 professores de ensino regular, que atuam em salas regulares de 2º e 3º anos do ensino fundamental, Ciclo I, em 22 escolas dos municípios da área de abrangência da Diretoria de Ensino de Marília/SP e respectivas secretarias municipais de educação, sobre o papel do professor especialista responsável pelo Atendimento Educacional Especializado, ofertado nas salas de recursos multifuncionais. A coleta de dados será realizada por meio de entrevista com os participantes, para a qual será utilizado um roteiro com perguntas abertas e fechadas de alternativas. A análise dos dados compreenderá a elaboração de eixos temáticos e subeixos, corroborados por dados quantitativos, nas situações em que a análise quantitativa se fizer pertinente.