Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação entre habilidades sociais e desempenho acadêmico em alunos deficientes visuais que frequentam o ensino regular

Processo: 15/00991-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Luciana Carla dos Santos Elias
Beneficiário:Ana Luzia Lemes Pinto
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar básica   Habilidades sociais   Rendimento escolar   Relações interpessoais   Práticas pedagógicas   Pessoas com deficiência visual   Coleta de dados   Inventário
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficientes visuais | desempenho acadêmico | habilidades sociais | Habilidades Sociais

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo verificar a associação entre as habilidades sociais (HS) e desempenho acadêmico dos alunos deficientes visuais (DV) que frequentam o ensino regular. Além da aprendizagem dos conteúdos pedagógicos, as interações na escola são de suma importância para a formação dos repertórios individuais dos DVs. Dentro desse contexto, as HS caracterizam-se como classes de comportamentos que favorecem relacionamentos produtivos com as demais pessoas; se o DV apresentar um repertório socialmente habilidoso, será capaz de organizar pensamentos, sentimentos e ações em função das demandas contextuais, maximizando suas interações. Já os déficits nas HS conferem dificuldades no relacionamento interpessoal e possíveis problemas de comportamento. Em especial, o rendimento acadêmico apresenta fortes correlações com as HS. A pesquisa será realizada em uma escola estadual de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, referência no atendimento a alunos DVs, portanto o estudo será composto por uma amostra de conveniência, a depender do número de alunos matriculados e seus professores. Para a coleta de dados serão utilizados os seguintes instrumentos Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes - IHSA (Del Prette & Del Prette, 2009); o Instrumento de Medição das Competências Socioemocionais (Santos & Primi; 2014); Sondagem de habilidades sociais e problemas de comportamento de adolescentes em contexto escolar e; médias das notas presentes no boletim escolar. A análise dos dados envolverá associações entre HS, desempenho acadêmico e problemas de comportamento. Os resultados quantitativos serão transpostos para planilhas do programa SPSS e serão realizadas análises estatísticas pertinentes; as classes de respostas avaliadas também serão analisadas qualitativamente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)