Busca avançada
Ano de início
Entree

Resistência adesiva entre dentina e blocos CAD/CAM de resina composta reforçada com fibra de vidro após fadiga mecânica e termociclagem

Processo: 14/18463-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Estevam Augusto Bonfante
Beneficiário:Lucas Fracassi de Oliveira Lino
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais dentários   Próteses e implantes   Resistência de união (odontologia)   Resinas compostas   Fibra de vidro   Ciclagem térmica (odontologia)   CAM   CAD   Fractografia

Resumo

O objetivo deste trabalho e avaliar a resistência adesiva de blocos de compósitos de fibra de vidro para uso em CAD/CAM unidos a dentina natural de terceiros molares humanos recém extraídos (n=45, sendo 15 por grupo, até 6 meses após extração), submetidos ou não a fadiga mecânica ou termociclagem, por meio de testes de microtracão (ISO/TS 11405:2003). Sera avaliada a resistência a união da interface da fibra de vidro e dentina em três grupos: 1) Grupo imediato (24 horas após a cimentação); 2) Imediato + fadiga mecânica; 3) Imediato + termociclagem. Os blocos CAD/CAM serão jateados com Al2O3, tratados com o sistema adesivo CRB (Shofu) e unidos com o cimento resinoso C&B (Bisco) a dentina hibridizada com o sistema All Bond 3 (Bisco). Os blocos serão seccionados em palitos de 1 mm2 de área e testados em uma máquina de ensaio universal de acordo com a norma ISO/TS 11405:2003. A distribuição de Weibull será utilizada para comparação entre os grupos para os parâmetros de resistência adesiva, modulo de Weibull e probabilidade de sobrevida que será calculada em função de diferentes níveis de tensão observados durante o teste. Analise fractografica será aplicada para identificação das interfaces envolvidas na falha bem como para a detecção da direção da propagação da fratura.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA LINO, LUCAS FRACASSI; MACHADO, CAMILA MOREIRA; DE PAULA, VITOR GUARCONI; VIDOTTI, HUGO ALBERTO; COELHO, PAULO G.; BENALCAZAR JALKH, ERNESTO BYRON; PEGORARO, THIAGO AMADEI; BONFANTE, ESTEVAM AUGUSTO. Effect of aging and testing method on bond strength of CAD/CAM fiber-reinforced composite to dentin. Dental Materials, v. 34, n. 11, p. 1690-1701, . (12/19078-7, 16/18818-8, 14/18463-0, 18/03072-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.