Busca avançada
Ano de início
Entree

A construção de um ethos discursivo para o jornalismo Globo News: publicidade, cenografia e posicionamento

Processo: 15/04578-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Luciana Salazar Salgado
Beneficiário:Andressa Caroline Leonardo
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Ethos   Comunicação   Propaganda   Telejornalismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | Comunicação | Discurso | Ethos | Publicidade | Análise do Discurso de tradição francesa

Resumo

Neste Projeto de Pesquisa objetivamos contribuir para compreender como opera o telejornalismo atualmente, ao identificar o modo de constituição do ethos discursivo da Globo News - uma das maiores produtoras de notícias do mundo -, focando em três aspectos: publicidade, cenografia e posicionamento. Procuramos também verificar se e como ocorre a relação dessa instituição com o ciberespaço e a cibercultura, que estão inescapavelmente implicados na constituição de uma imagem jornalística contemporânea, e avaliar em que medida o jornalismo produzido pela Globo News atende aos princípios fundamentais da deontologia: instrumento de regras determinados pelas atividades profissionais, que é produzido também pela colaboração dos usuários, com o intuito de atender às necessidades da população. Para tanto, delineamos certos traços da história da televisão brasileira e da Rede Globo até a chegada da TV paga ao mercado nacional, que viabilizou o surgimento dos canais nacionais no formato All News (termo usado para designar uma emissora cuja programação é de cunho estritamente jornalístico). Desse modo, serão selecionadas como corpus de referência duas campanhas publicitárias intituladas "Nunca", lançada em 2010, e "Informação é vital", de 2013, produzidas pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi, cinco vinhetas lançadas em 2014 e chamadas de programas e de aplicativos para celular do canal. A abordagem teórico-metodológica que seguiremos tem por base a constituição discursiva do ethos, tal como proposta por Dominique Maingueneau, inscrita no quadro teórico da Análise do Discurso de tradição francesa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)