Perspectivas estéticas na música dos séculos XVIII e XIX: os gêneros musicais do r...
X Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII
Carl Dahlhaus e o legado estético-musical da tradição Beethoven-Hegeliana
Processo: | 15/04762-8 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de julho de 2015 |
Data de Término da vigência: | 31 de outubro de 2019 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Música |
Acordo de Cooperação: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
Pesquisador responsável: | Mário Rodrigues Videira Junior |
Beneficiário: | Ísis Biazioli de Oliveira |
Instituição Sede: | Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Musicologia História do século XIX Análise musical Sinfonia Modernidade |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Análise Musical | estética | Franz Liszt | modernidade | Século XIX | Sinfonia Fausto | musicologia |
Resumo Essa pesquisa pretende verificar a possibilidade de compreender a construção composicional da Sinfonia Fausto de Franz Liszt, levando em conta o contexto da modernidade. Existem traços da modernidade nas estruturas musicais de tal obra? A influência do Fausto de Goethe nessa sinfonia já aponta para a nossa pergunta. Afinal, a versão de Goethe para o mito de Fausto é considerada um importante símbolo moderno (Schulte, Noyes & Kleber, 2011; Berman, 2007; Grünewald, 2013). Assim, partiremos da revisão bibliográfica a respeito da modernidade no Fausto de Goethe para, então, tentar compreender - pela análise musical da Sinfonia Fausto de Liszt e revisão bibliográfica - as implicações da obra literária goethiana nos mais diferentes níveis de apreciação da obra musical de Liszt (Floros, 1980; Kramer, 1990; Chrissochoidis, 2001). A partir de então, buscaremos discutir a própria modernidade do século XIX (Habermas, 2002; Berman, 2007) e seus efeitos na produção artística da época (Compagnonn, 2010; Dahlhaus, 1991), pelo estudo de caso da Sinfonia Fausto. Tentando ampliar as observações analíticas com as discussões estéticas sobre a modernidade em música e, ao mesmo tempo, exemplificar as questões estéticas com o estudo analítico dos elementos musicais da obra, buscaremos verificar a pertinência de nossa hipótese segundo a qual características da modernidade podem influenciar processos composicionais em si, notadamente a organização formal e estrutural da obra de Liszt, assim como a escolha de alguns de seus materiais musicais. A relevância desse projeto revela-se ainda na possibilidade de estudar duas das lacunas de nossa musicologia: relacionar modernidade com música e estudar o repertório de Liszt. (AU) | |
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