Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos antitumorais da formulação lipossomal DODAC/fosfoetanolamina sintética em modelo de hepatocarcinoma

Processo: 15/02950-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Durvanei Augusto Maria
Beneficiário:Arthur Cassio de Lima Luna
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Farmacologia   Bioquímica   Fosfoetanolamina   Lipossomos   Carcinoma hepatocelular

Resumo

Estudos in vitro desenvolvidos por nosso grupo demonstraram a eficácia da formulação lipossomal DODAC/FO-S (cloreto de dioctadecildimetilamônio/fosfoetanolamina sintética) na inibição da proliferação e indução de toxicidade em células tumorais de melanoma murino B16F10 e hepatocarcinoma murino Hepa1c1c7. Resultados preliminares obtidos por nosso grupo (dados enviados para publicação), demostraram que as células Hepa1c1c7 foram mais sensíveis ao tratamento com a formulação lipossomal DODAC/FO-S. Este efeito pode provavelmente estar correlacionado com a interação do DODAC com os receptores lipídicos destas células, possibilitando maior disponibilidade do DODAC carreando com extrema rapidez a FO-S para a membrana celular. Dessa forma, o presente projeto visa avaliar a eficácia da formulação lipossomal DODAC/FO-S em induzir citotoxicidade no modelo de hepatocarcinoma em camundongos C57BL/6J, visando à futura utilização desta formulação no tratamento do câncer hepatocelular. Para os ensaios, será desenvolvido um modelo animal ortotópico de hepatocarcinoma, a partir da inoculação de células de carcinoma hepatocelular murino Hepa1c1c7, via intra-hepática, na concentração de 106. Os animais, serão eutanasiados nos intervalos de 7, 15, 30 e 40 dias, após a inoculação das células e os órgãos serão processados para análises histopatológicas, a fim de verificar o estabelecimento do tumor. Este modelo experimental ainda não foi descrito na literatura (anexo dados preliminares). Após a constatação do desenvolvimento do tumor, aproximadamente 20 dias após a inoculação das células, os animais serão tratados com a formulação lipossomal DODAC/FO-S (1:1) 35 mg/kg, pela via endovenosa e intra-hepática, injetada em intervalos de 48 horas, durante 20 dias. Será realizada semanalmente a aferição do peso e a coleta de sangue pelo plexo retro orbital para as análises hematológicas e bioquímicas. Após o término do protocolo terapêutico, serão realizadas as análises histopatológicas dos órgãos dos animas tratados e controles, e o ensaio de imuno-histoquímica para avaliação do nível de expressão das proteínas: glutamina sintetase, survivina e do receptor VEGF-R1 e R2. Pequenos fragmentos do tumor serão digeridos com colagenase e alíquotas das células serão utilizadas na quantificação da expressão das seguintes proteínas: caspases 3, 8 e 7 ativas, citocromo-c, p53, p27, p21, VEGF-R1, Bcl-2, Bad, Bax e tBid por citometria de fluxo e RT-PCR. Dessa forma, a execução do presente trabalho fornecerá subsídios imprescindíveis para o desenvolvimento de tecnologias de entrega de drogas para o tratamento do hepatocarcinoma, visando maximizar a indução da citotoxicidade neste tumor e diminuir os efeitos colaterais indesejados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
A prova final da fosfoetanolamina 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA LUNA, ARTHUR CASSIO; VIEGAS SARAIVA, GREICE KELLE; CHIERICE, GILBERTO ORIVALDO; HESSE, HENRIQUE; MARIA, DURVANEI AUGUSTO. Antiproliferative and proapoptotic effects of DODAC/synthetic phosphoethanolamine on hepatocellular carcinoma cells. BMC PHARMACOLOGY & TOXICOLOGY, v. 19, JUL 11 2018. Citações Web of Science: 0.
DE LIMA LUNA, ARTHUR CASSIO; VIEGAS SARAIVA, GREICE KELLE; RIBEIRO FILHO, OTAVIANO MENDONCA; CHIERICE, GILBERTO ORIVALDO; NETO, SALVADOR CLARO; CUCCOVIA, IOLANDA MIDEA; MARIA, DURVANEI AUGUSTO. Potential antitumor activity of novel DODAC/PHO-S liposomes. INTERNATIONAL JOURNAL OF NANOMEDICINE, v. 11, p. 1577-1591, 2016. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.