Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogeografia e diversificação de linhagens do complexo Pitcairnia flammea (Bromeliaceae)

Processo: 15/07685-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Clarisse Palma da Silva
Beneficiário:Juliana Ribeiro Martins Santin
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia molecular   Filogeografia   Genética populacional   Especiação genética   Diversificação   Mata Atlântica

Resumo

Estudos de filogeografia têm revelado os mecanismos de diversificação de diversos organismos, e podem contribuir muito para o avanço do conhecimento destes processos em grupos Neotropicais. Na America do Sul os estudos de filogeografia têm se tornado mais frequentes, e novos padrões biogeográficos vêm sendo revelados, especialmente em biomas brasileiros como a Floresta Atlântica. Neste sentido estudos filogeográficos de espécies Sul Americanas podem disponibilizar importantes informações quanto aos processos históricos que foram responsáveis pela diversificação biológica nesta região. O objetivo deste projeto é estudar a diversificação de linhagens e os padrões filogeográficos de Pitcairnia flammea (Bromeliaceae), uma espécie adaptada a afloramentos rochosos, conhecidos como "ilhas terrestres" (inselbergs), inseridos no bioma da Floresta Atlântica. O tempo de divergência destas linhagens, os eventos demográficos que moldaram a estrutura genética observada no presente e os padrões de fluxo gênico entre populações serão investigados através da caracterização da estrutura genética populacional revelada por marcadores moleculares uni e biparentais. Estas informações são fundamentais para a compreensão dos processos que geraram a diversidade de espécies neste bioma, além de fornecer subsídios para o manejo e conservação desta e de outras espécies adaptadas a afloramentos rochosos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOTA, MATEUS RIBEIRO; PINHEIRO, FABIO; DOS SANTOS LEAL, BARBARA SIMOES; SARDELLI, CARLA HAISLER; WENDT, TANIA; PALMA-SILVA, CLARISSE. From micro- to macroevolution: insights from a Neotropical bromeliad with high population genetic structure adapted to rock outcrops. HEREDITY, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.