Busca avançada
Ano de início
Entree

Organização e representação do conhecimento: abordagens teóricas

Processo: 15/05677-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Arquivologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:José Augusto Chaves Guimarães
Beneficiário:Rafael Aparecido Moron Semidão
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Representação de conhecimento   Epistemologia   Organização da informação

Resumo

Busca-se identificar e analisar comparativamente o conjunto das formas teóricas de organização e representação do conhecimento que o campo da Organização do Conhecimento, em sua convergência teórica com a Ciência da Informação, tem consolidado em sua literatura, com o objetivo de formar um repertório compreensivo das nuances, parâmetros, estruturas, pressupostos teóricos, autores mais citados, discursos e instrumentos, a ser disponibilizado como insumo para abordagens de organização e representação do conhecimento e para elaboração dos Knowledge Organization Systems. Para tanto, recorre-se aos critérios metodológicos de interpretações controladas sobre variáveis de inferência nos termos da "Análise de Conteúdo" (BARDIN, 2008) que, em termos gerais, são adotados para estabelecer um quadro interpretativo fundado em uma "abordagem fenomenológico-hermenêutica" (MAI, 1998, p. 235, tradução nossa) condizente com a diversidade estrutural do espectro de formas de organização e representação do conhecimento. Adota-se como copus inicial um conjunto de textos selecionados a partir da fonte Knowledge Organization Literature. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SEMIDÃO, Rafael Aparecido Moron. Abordagens teóricas de organização do conhecimento : uma análise a partir do CSKOL da ISKO. 2019. 204 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.