Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática e caracterização genética de populações mixosporídeos parasitos de Colossoma macropomum e Piaractus brachypomus da Bacia Amazônica

Processo: 15/07713-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Antonio Augusto Mendes Maia
Beneficiário:Kassia Roberta Hygino Capodifoglio
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Parasitologia   Interações hospedeiro-parasita   Myxozoa

Resumo

O filo Myxozoa é composto por parasitas causadores de doenças em peixes de ambiente natural e sistemas de criação em várias partes do mundo, que podem ser responsáveis por altas taxas de mortalidade. Os mixosporídeos apresentam uma grande diversidade de espécies com algumas destas altamente patogênicas e por isso vem recebendo atenção dos pesquisadores, como também de produtores de pescado. No Brasil, devido à grande diversidade de espécies de peixes, o estudo destes parasitas vem ganhando cada vez mais destaque, com foco para a diversidade, biologia e interação parasito-hospedeiro. Neste contexto, este projeto visa a prospecção da diversidade de parasitos do filo Myxozoa, bem como realizar análises genéticas das populações de mixosporídeos parasitos de peixes amazônicos, importantes para o mercado de alimentos como o Colossoma macropomum (tambaqui) e o Piaractus brachypomus (pirapitinga). Para o estudo taxonômico serão realizadas análises morfológicas utilizando microscopia de luz e análises moleculares utilizando o sequenciamento dos genes 18S rDNA e COI. Além disso, serão realizados sequenciamentos do gene ITS-1 de cada amostra para avaliar a existência de variações genéticas intraespecíficas entre populações das espécies encontradas infectando os peixes envolvidos neste estudo. Os peixes serão capturados na Bacia Amazônica, regiões de Santarém, PA e Manaus, AM. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAPODIFOGLIO, KASSIA R. H.; ADRIANO, EDSON A.; SILVA, MARCIA R. M.; MAIA, ANTONIO A. M. The resolution of the taxonomic dilemma of Myxobolus colossomatis and description of two novel myxosporeans species of Colossoma macropomum from Amazon basin. Acta Tropica, v. 191, p. 17-23, MAR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.