Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do mecanismo envolvido na sobrevivência de células produtoras de anticorpos de vida longa induzidas pela IL-17 liberadas nas redes extracelulares de neutrófilos

Processo: 15/12225-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Carla Lima da Silva
Beneficiário:Lidiane Zito Grund
Supervisor no Exterior: Bernhard Ryffel
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Immunologie et Neurogénétique Expérimentales et Moléculaires (INEM), França  
Vinculado à bolsa:13/50694-9 - Avaliação do papel dos NET de neutrófilos na diferenciação de células produtoras de anticorpos de longa vida na resposta crônica induzida pelo veneno de Thalassophryne nattereri, BP.PD
Assunto(s):Memória imunológica   Resposta imune   Neutrófilos   Linfócitos B   Interleucinas

Resumo

Recentemente demonstramos que o veneno do peixe peçonhento Thalassophryne nattereri (Niquim) induz a formação de uma resposta imune protetora de longa duração caracterizada por células B produtoras de anticorpos de memória (Bmem) ou de longa vida (ASC - antibody secreting cells). A partir de uma combinação de abordagens in vivo e in vitro demonstramos que a formação de ASC (B220neg) em BALB/c está relacionada à produção de fatores de sobrevivência produzidos por mastócitos, eosinófilos e neutrófilos bem como por linfócitos T de memória efetores (TeM) CD4+CD44+CD40L+Ly6C+ na cavidade peritoneal inflamada. Além disso, nós evidenciamos que IL-17A, bem como IL-5 produzidas em um contexto inflamatório crônico são essenciais na produção de anticorpos IgE específicos, na manutenção de células B1a e são críticas para a diferenciação e manutenção de ASC (B220neg) no tecido inflamado. Nós confirmamos a existência de um processo hierárquico de diferenciação no qual células Bmem CD19 positivas se diferenciam dependente do antígeno em ASC CD138 positiva produtora de IgG1, dependente de IL-17A. Tendo em vista o recrutamento crônico de neutrófilos induzidos pelo veneno, o papel da IL-17A na diferenciação de ASC funcionais e pesquisas recentes que mostram as importantes ações imunomoduladoras dos NET sobre o sistema imune inato e adaptativo como fonte de IL-17A, neste trabalho buscaremos explorar o papel dos NET liberadas pelos neutrófilos como fonte de estímulos ideais, especialmente IL-17A, para a geração e sobrevivência de ASC. A elucidação do papel dos NET e suas implicações na manutenção da memória imunológica em condições fisiológicas ou patológicas pode ser a base para o entendimento da manutenção de memória protetora a diferentes antígenos e pode ser o passo inicial no desenvolvimento de novas alternativas de vacinação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, JANAINA CARDOSO; GRUND, LIDIANE ZITO; SEIBERT, CARLA SIMONE; MARQUES, ELINEIDE EUGENIO; SOARES, ANDERSON BRITO; QUESNIAUX, VALERIE F.; RYFFEL, BERNHARD; LOPES-FERREIRA, MONICA; LIMA, CARLA. Stingray venom activates IL-33 producing cardiomyocytes, but not mast cell, to promote acute neutrophil-mediated injury. SCIENTIFIC REPORTS, v. 7, AUG 11 2017. Citações Web of Science: 3.
GRUND, LIDIANE ZITO; NOVASKI, IVAN; QUESNIAUX, VALERIE F.; RYFFEL, BERNHARD; LOPES-FERREIRA, MONICA; LIMA, CARLA. Neutrophils releasing IL-17A into NETs are essential to plasma cell differentiation in inflamed tissue dependent on IL-1R. AUTOIMMUNITY, v. 50, n. 2, p. 86-101, MAR 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.