Bolsa 15/06910-4 - História da dança, Cultura afro-brasileira - BV FAPESP
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O corpo da dança negra contemporânea: diáspora e pluralidades cênicas entre Brasil e Estados Unidos

Processo: 15/06910-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 24 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 23 de agosto de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Pesquisador responsável:Marianna Francisca Martins Monteiro
Beneficiário:Fernando Marques Camargo Ferraz
Supervisor: Joan Diane Frosch
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Florida, Gainesville (UF), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/21472-8 - O corpo da dança negra contemporânea: diáspora e pluralidades cênicas entre Brasil e Estados Unidos, BP.DR
Assunto(s):História da dança   Cultura afro-brasileira   Diáspora
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Black dance | Dança afro brasileira | Dança negra | Diáspora | História da Dança | Processos de criação | Dança Negra, História da dança

Resumo

Este projeto tem como objetivo examinar os trânsitos existentes entre a produção da dança negra norte-americana e a produção artística das danças afro-brasileiras, tomando como eixo a produção de artistas que realizaram intercâmbios entre os dois países. Deseja-se, a partir dos estudos sobre a diáspora negra, investigar como essa atuação, em espaços e períodos específicos, pôde deixar rastros que permitam afirmar influências mútuas no cenário artístico desses países, assim como identificar as especificidades presentes nesses contatos. A partir de análise histórica e etnográfica intenta-se avaliar como esses coreógrafos abordam conceitos sobre a tradição afro descendente, agenciando elementos da cultura popular brasileira e da identidade negra em suas criações. Pretende-se averiguar como esses criadores, localizados a partir das suas formações artísticas, objetivos profissionais, vínculos institucionais, engajamentos políticos e elos identitários reinventam suas práticas coreográficas inserindo-se nos processos contemporâneos de produção de dança. (AU)

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