Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do fogo na germinação e crescimento de plântulas de leguminosas de campo sujo

Processo: 15/11176-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Alessandra Tomaselli Fidelis
Beneficiário:Jessika da Silva Nunes
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/06743-0 - Como a época do fogo afeta a vegetação do cerrado?, AP.JP
Assunto(s):Ecologia vegetal   Germinação   Germinação de sementes   Plântulas   Fogo   Cerrado

Resumo

O fogo é um importante fator ecológico e está presente no Cerrado há milhões de anos. O efeito do fogo na germinação de espécies nativas é muito pouco conhecido e espera-se que, em ecossistemas sob sua influência, algumas espécies apresentem respostas positivas e outras negativas em relação a suas taxas de germinação não somente à exposição as altas temperaturas (quebra de dormência), como também a taxa de crescimento e alocação de biomassa e morfologia da semente. Portanto, o objetivo deste projeto é avaliar os atributos de sementes e plântulas de espécies de leguminosas de campo sujo do Cerrado. Serão mesurados os seguintes atributos de sementes de espécies selecionadas: Seed Shape (forma), Seed Mass (peso, mg), Teor de Água (%), Permeabilidade (%) e Resistência onde as sementes serão expostas a altas temperaturas (100 e 200ºC), o valor de todos esses atributos serão inseridos em um banco de dados que inclui diversas espécies do cerrado. Além disso ainda serão escolhidas três espécies de diferentes hábitos para produção de plântulas onde serão feitas as seguintes medições: (a) altura da parte aérea (cm); (b) comprimento do órgão subterrâneo (cm); (c) peso seco da parte aérea (mg) (d) peso seco do órgão subterrâneo (mg). Espera-se obter resultados que possam contribuir para um melhor entendimento dos efeitos do fogo na vegetação, assim como fornecer subsídios para o uso do fogo na restauração de áreas de Cerrado degradadas, assim como na produção de mudas de espécies nativas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FELIPE DAIBES, L.; PAUSAS, JULI G.; BONANI, NATHALIA; NUNES, JESSIKA; SILVEIRA, FERNANDO A. O.; FIDELIS, ALESSANDRA. Fire and legume germination in a tropical savanna: ecological and historical factors. ANNALS OF BOTANY, v. 123, n. 7, p. 1219-1229, JUN 4 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.