Busca avançada
Ano de início
Entree

Abordagem sistêmica e multidisciplinar para identificação de novos inseticidas produzidos por simbiontes de insetos

Processo: 14/21584-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 05 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Fernando Luis Cônsoli
Beneficiário:Ana Flávia Canovas Martinez
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/12405-3 - Exploração genômica por novos compostos inseticidas produzidos por bactérias simbiontes associadas a insetos, BE.EP.PD
Assunto(s):Simbiose   Biotecnologia

Resumo

A contínua pressão exercida sobre a cadeia produtiva de alimentos dado o crescimento populacional e à conscientização sobre a necessidade da prática de métodos ecologicamente seguros de produção de alimentos exigirão o desenvolvimento de novos inseticidas que possibilitem a prática sustentável da agricultura. Esse fato evidencia a importância da exploração de novos nichos com o potencial de produção de moléculas naturais bioativas que possam ser adicionadas aos sistemas de manejo de pragas para favorecer a produtividade agrícola, com o mínimo de risco aos organismos não-alvo e ao ambiente. Em decorrência do potencial pouco explorado de bactérias simbiontes associadas a insetos, da sua diversidade e da diversidade de habitats aos quais os insetos estão associados, esses microrganismos têm se mostrado como fonte promissora para a busca por novos compostos com atividades biológicas distintas e/ou para o desenvolvimento de estratégias de manejo de pragas. Assim, a abordagem sistêmica na exploração de organismos ponteciais utilizando-se de ferramentas moleculares surge como alternativa para acelerar a identificação de novas moléculas e o aprimoramento de métodos fermentativos para a maximização de sua produção. Nesse projeto, propomos aliar métodos clássicos e modernos para a identificação dos genes responsáveis pela produção dos metabólitos ativos produzidos por isolados de actinobactérias simbiontes de insetos previamente isolados e testados, a compreensão da biossíntese desses compostos e a exploração de novos inseticidas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANOVAS MARTINEZ, ANA FLAVIA; DE ALMEIDA, LUIS GUSTAVO; BERALDO MORAES, LUIZ ALBERTO; CONSOLI, FERNANDO LUIS. Microbial Diversity and Chemical Multiplicity of Culturable, Taxonomically Similar Bacterial Symbionts of the Leaf-Cutting Ant Acromyrmex coronatus. MICROBIAL ECOLOGY, v. 77, n. 4, p. 1067-1081, MAY 2019. Citações Web of Science: 0.
CANOVAS MARTINEZ, ANA FLAVIA; DE ALMEIDA, LUIS GUSTAVO; BERALDO MORAES, LUIZ ALBERTO; CONSOLI, FERNANDO LUIS. Tapping the biotechnological potential of insect microbial symbionts: new insecticidal porphyrins. BMC Microbiology, v. 17, JUN 27 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.