Busca avançada
Ano de início
Entree

Estímulos sonoros na incubação de ovos fertilizados e as relações com o nascimento, desempenho fisiológico, comportamental e produtivo de pintos de corte

Processo: 15/04352-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Iran José Oliveira da Silva
Beneficiário:Ana Carolina Donofre
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ruído   Estresse em animal

Resumo

A incubação artificial tornou-se determinante para o desempenho técnico/produtivo da avicultura de corte. De modo que, o controle de todos os fatores que circundam este processo é de fundamental importância para um adequado desenvolvimento embrionário e, consequentemente, ótimas repostas de nascimento e qualidade das aves. Acredita-se que a estimulação sonora também seja influente na incubação, o que motiva esta pesquisa a investigar a ação destes estímulos (música e ruído) e, de um modo integral, definir os efeitos no nascimento e desempenho fisiológico, comportamental e produtivo de pintos de corte. O projeto será desenvolvido em três fases experimentais, a primeira (fase 1) irá caracterizar o padrão sonoro de incubatórios comerciais de três empresas diferentes, visando determinar as condições reais de campo. Posteriormente, serão conduzidos testes em laboratório para investigar a propagação do som nos ovos, (fase 2). Com os apontamentos obtidos nas fases 1 e 2, será realizada uma sequência de incubações experimentais, para diferentes condições de estimulação sonora em um fatorial 3 x 2, considerando três tipos de som (vocalizações da espécie, ruído das máquinas e música clássica) e dois níveis de pressão sonora (65 e 110 dB), formando seis tratamentos (S1...S6). Quatro conjuntos de respostas, medidas no pós-eclosão e nos tempos 24, 96 e 168 horas do pós-eclosão serão avaliados, sendo esses: (1) resultados da incubação (taxas de eclodibilidade e mortalidade; qualidade e peso das aves); (2) desempenho fisiológico (peso dos órgãos, desenvolvimento cerebral e níveis e corticosterona); (3) desempenho comportamental (testes de medo e percepção do meio); (4) e desempenho produtivo na primeira semana de vida. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DONOFRE, ANA CAROLINA; OLIVEIRA DA SILVA, IRAN JOSE; DE CASTRO JUNIOR, SERGIO LUIS. The sensor to estimate the sound pressure level in eggs. COMPUTERS AND ELECTRONICS IN AGRICULTURE, v. 154, p. 420-425, NOV 2018. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DONOFRE, Ana Carolina. Estímulos sonoros na incubação artificial de ovos: efeitos na eclosão, desempenho produtivo e comportamento pós-eclosão de pintos de corte. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.