Busca avançada
Ano de início
Entree

Função barorreflexa simpática e cardíaca em pacientes com síndrome fibromiálgica

Processo: 15/08445-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Ester da Silva
Beneficiário:Antonio Roberto Zamunér
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/22122-5 - Estudo das adaptações biomecânicas, sensoriais, cardiorespiratórias e da qualidade de vida associadas à intervenção fisioterapêutica na síndrome fibromiálgica, AP.TEM
Assunto(s):Barorreflexo   Sistema nervoso simpático   Fibromialgia   Fisioterapia

Resumo

A disfunção autonômica está bem estabelecida na síndrome fibromiálgica, sendo caracterizada por maior modulação autonômica simpática e menor modulação parassimpática em repouso. Entretanto, poucos estudos avaliaram a sensibilidade barorreflexa cardíaca e simpática em mulheres com síndrome fibromiálgica. Assim, o presente estudo tem por objetivo avaliar a sensibilidade barorreflexa simpática e cardíaca em mulheres com síndrome fibromiálgica em repouso e durante estímulo ortostático. Para isso será realizado um estudo transversal do tipo caso-controle. Participarão do estudo 15 mulheres com diagnóstico clínico de SFM e 15 mulheres saudáveis, que constituirão o grupo controle (GC). Todas as voluntárias serão submetidas ao registro simultâneo do eletrocardiograma, da pressão arterial não invasiva, da atividade respiratória e da atividade nervosa simpática muscular pós-ganglionar (ANSM) por meio da técnica de microneurografia. Todas as variáveis serão registradas durante 20 min na postura supina e durante 20 min em postura ortostática à 75º, sendo o estímulo ortostático proporcionado pela inclinação de uma tilt table. O barorreflexo arterial cardíaco será analisado por meio das análises nos domínios do tempo, da frequência e pelo model-based causal closed loop. O controle barorreflexo simpático será obtido avaliando a associação inversa entre pressão arterial diastólica e a ocorrência de bursts da ANSM, considerando a latência barorreflexa. A normalidade dos dados será testada pelo teste de Shapiro-Wilk. Se as hipóteses nulas de normalidade e homogeneidade de variância dos dados forem aceitas, será aplicada uma análise de variância mista, considerando os fatores grupo (SFM e GC) e postura (supino e ortostatismo), com post hoc de Bonferroni. Caso contrário, será aplicado o teste de Wilcoxon para comparação intragrupo (supino x ortostatismo) e o teste de Mann-Whitney para comparação intergrupo (GC x SFM), com ajuste de Bonferroni a priori. O nível de significância será estabelecido em 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAMUNER, ANTONIO ROBERTO; PORTA, ALBERTO; ANDRADE, CAROLINA PIERONI; FORTI, MEIRE; MARCHI, ANDREA; FURLAN, RAFFAELLO; BARBIC, FRANCA; CATAI, APARECIDA MARIA; SILVA, ESTER. The degree of cardiac baroreflex involvement during active standing is associated with the quality of life in fibromyalgia patients. PLoS One, v. 12, n. 6 JUN 14 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.