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Profissionalização das campanhas eleitorais em eleições municipais: São Paulo, 2016

Processo: 15/10473-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Fernando Antônio Farias de Azevedo
Beneficiário:Mércia Kaline Freitas Alves
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Campanha eleitoral   Televisão   Comunicação

Resumo

Nas democracias contemporâneas as eleições são essencialmente a forma pela qual os partidos políticos disputam cargos. Dessa forma, as campanhas eleitorais estão no centro da relação entre partidos e regime democrático. Contemporaneamente os meios de comunicação desempenham um importante papel em relação à atuação dos partidos em períodos eleitorais. Entre eles a televisão, que se torna a principal variável do processo de profissionalização das campanhas, objeto específico deste estudo. As características desse fenômeno político são tendências observadas no Brasil, principalmente em eleições aos cargos do executivo nacional, estaduais e em capitais. Dessa forma, o objetivo deste projeto de pesquisa é identificar e analisar as variáveis do processo de profissionalização das campanhas eleitorais brasileiras em nível local. Para atender a esse objetivo serão privilegiadas as campanhas vitoriosas de 2016 das cidades que são sede das RMs do estado de São Paulo: São Paulo, Campinas, Santos, São José dos Campos e Sorocaba, e as maiores cidades de cada Região sem acesso ao HGPE na TV de sinal aberto, Guarulhos, Sumaré, São Vicente, Jacareí e Itu. (AU)