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Tchekhov e o tempo redescoberto

Processo: 14/21718-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras
Pesquisador responsável:Bruno Barretto Gomide
Beneficiário:Rodrigo Alves Do Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Auxílio(s) vinculado(s):17/14505-8 - Tchékhov e os palcos brasileiros, PUB.LVR.BR
Bolsa(s) vinculada(s):17/04380-3 - Tchékhov e o tempo redescoberto, BE.EP.DR
Assunto(s):Dramaturgia   Literatura russa   Teatro (literatura)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anton Tchékhov | Dramaturgia | História | Literatura Russa | teatro russo | Tempo | Literatura Russa

Resumo

Anton Pavlovitch Tchekhov (1860-1904) sempre foi considerado dramaturgo de difícil classificação. Seus procedimentos dramáticos ainda apostavam no drama como forma adequada para a veiculação das angústias de seu tempo, mas, por outro lado, desestabilizavam característica fundamental do gênero: a de apresentar ações excepcionais da vida humana e desenvolvê-las no presente por meio do diálogo. A partir deste diagnóstico, o principal objetivo deste projeto é entender o problema do tempo na dramaturgia tchekhoviana, segundo duas frentes. A primeira, indagando como e por que se dá essa negação do presente em seus dramas, visível na recusa da eficácia do diálogo e nas personagens sempre divididas entre o passado e futuro. A segunda, investigando como uma dramaturgia que aposta na negação do presente necessário à própria realização da forma pode conquistar a própria atualidade histórica enquanto obra. Ou ainda, em sentido benjaminiano, como a obra cria seus mecanismos de atualização que permitem acessar nosso presente de leitores e espectadores do drama. A aposta de tal pesquisa, baseados também em Agamben, é a de que a dissociação e o distanciamento das personagens de suas peças em relação ao seu tempo é o que as torna contemporâneas ao nosso próprio tempo. Para realizar tal estudo, faremos o estudo cerrado de duas peças - A Gaivota e As Três Irmãs - e confrontaremos tal problemática com as soluções a elas dadas por diretores e grupos teatrais em encenações concretas. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Rodrigo Alves Do. Anton Tchékhov: drama, tempo e crise. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.