Busca avançada
Ano de início
Entree

Descrição de novas espécies de Heteropachylinae Kury, 1994 e discussão sobre o posicionamento filogenético (Opiliones: Laniatores: Gonyleptidae)

Processo: 15/10415-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Ricardo Pinto da Rocha
Beneficiário:Caio Gueratto Coelho da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia   Opiliona   Neotropical   Análise cladística   Mata Atlântica

Resumo

A ordem Opiliones é a terceira maior da classe Arachnida, possuindo mais de 6500 espécies já descritas e possui um grande grau de endemismo na Mata Atlântica. Mais especificamente, na região sul da Bahia, nesse mesmo bioma, há, no mínimo, 13 espécies de opiliões endêmicas da região (Souza,2013). Dentro da família Gonyleptidae (Laniatores), há a subfamíliaHeteropachylinae, que possui 11 espécies descritas em três gêneros, sendo um deles monotípico. Esse clado foi estudado recentemente por Mendes (2011), cuja monofilia da subfamília e dos gêneros e espécies são suportadas por um grande número de caracteres morfológicos. Porém, com análises de indivíduos dessa subfamília coletados no sul da Bahia, sabe-se que há, no mínimo, mais duas espécies ainda a serem descritas: uma pertencente ao gênero monotípico Magnispina, e outra de Heteropachylus. Portanto, o presente projeto visa descrever essas espécies novas de Heteropachylinae e analisar a posição filogenética delas dentro do grupo, baseando-sepredominantemente nos caracteres sugeridos por Mendes (2011).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUERATTO, CAIO; MENDES, AMANDA CRUZ; PINTO-DA-ROCHA, RICARDO. Description of two new species of Magnispina and a new hypothesis of phylogenetic relationships for Heteropachylinae (Opiliones: Laniatores: Gonyleptidae). Zootaxa, v. 4300, n. 2, p. 180-194, AUG 2 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.