Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos efeitos da ação central do CART nas variáveis cardiovasculares de camundongos submetidos à dieta hiperlipídica

Processo: 15/07944-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Vagner Roberto Antunes
Beneficiário:Deborah de Paula Romeu
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pressão sanguínea   Hipertensão   Obesidade   Dieta hiperlipídica   Hipotálamo   Sistema cardiovascular

Resumo

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a obesidade já alcançou proporções epidêmicas, afetando 39% da população adulta mundial. Apesar de vários estudos nesta área, pouco se sabe sobre os mecanismos pelos quais o acúmulo excessivo de gordura resulta em hipertensão. A hipertensão por sua vez afeta 40% da população mundial, e foi a principal causa de cerca de 9,4 milhões mortes em todo o mundo em 2010. Há várias evidências experimentais que relacionam a obesidade com hiperatividade simpática para diferentes territórios do organismo, um fenótipo que poderiam estar envolvidos na gênese e manutenção da hipertensão associada à obesidade. Estudos recentes de nosso laboratório demonstraram que camundongos alimentados com uma dieta hiperlipídica durante 8 semanas, tornam-se obesos e hipertensos, e a expressão de mRNA de CART - transcrito regulado por cocaína e anfetamina - estava aumentada no hipotálamo dorsomedial (DMH). Além disso, esse aumento do CART foi positivamente correlacionado com o aumento da pressão arterial sistólica e com o equilíbrio simpatovagal ao coração desses animais. Frente a isso, o presente projeto busca compreender os efeitos da administração intracerebroventricular de CART, na pressão arterial, frequência cardíaca e no equilíbrio simpatovagal de camundonogos não anestesiados e submetidos à dieta hiperlipídica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROMEU, DEBORAH DE PAULA; RIBEIRO, LUCIENE MARIA; ANTUNES, VAGNER ROBERTO. Central action of CART induces neuronal activation in the paraventricular and dorsomedial hypothalamus of diet-induced obese and lean mice. Neuroscience Letters, v. 686, p. 175-180, NOV 1 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.