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O processo de singularização na sociologia do indivíduo e na psicologia histórico-cultural: tênues fronteiras e intersecções

Processo: 15/07488-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Teresa Cristina Rebolho Rego de Moraes
Beneficiário:Teresa Cristina Rebolho Rego de Moraes
Pesquisador Anfitrião: Danilo Domenico Martuccelli
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris Descartes - Paris 5, França  
Assunto(s):Sociologia educacional   Individuação   Estrutura social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estrutura social | Formações societária | Individuação | Psicologia Histórico-Cultural | Singularização | Sociologia dos indivíduos | Psicologia da Educação e Sociologia da Educação

Resumo

O presente projeto pretende investigar elementos teóricos relacionados aos fundamentos das denominadas sociologias do indivíduo, que possibilitem compreender as complexas relações entre as estruturas histórico-culturais e as experiências individuais. O propósito principal é o de identificar e analisar a produção acadêmica recente voltada para o estudo da sociologia da singularização, visando conhecer, de modo mais aprofundado, as orientações teóricas, problemáticas e modalidades de pesquisa empreendidas por pesquisadores contemporâneos sensíveis à temática da singularização, da identidade, socialização e suas relações com a área da Educação. Espera-se que o desenvolvimento do projeto possibilite o alcance de duas metas, diferentes mas inter-relacionadas. De um lado o estabelecimento de um diálogo, no nosso entender possível, entre pesquisas que vêm sendo desenvolvidas nas áreas da Sociologia da educação e da Psicologia da educação, especialmente entre as teses da sociologia dos indivíduos e as da psicologia histórico-cultural (preconizadas por L. S. Vigostki). Esta meta será concretizada a partir da identificação das tênues fronteiras e intersecções entre as diferentes formulações teóricas. Por outro lado, creio que esta experiência possibilitará uma visão panorâmica atualizada dos temas e abordagens epistemológicos e metodológicos no que diz respeito ao meu campo de interesse desenvolvidos no contexto europeu, sobretudo na França. Será, portanto, uma oportunidade única de aprofundar os temas que pesquiso, relacionados à problemática da constituição da subjetividade em suas relações com a cultura, com as práticas educativas, com a memória e com as narrativas autobiográficas. (AU)

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