Busca avançada
Ano de início
Entree

Broadway brasileira? O cenário do teatro musical paulistano nos primeiros anos do século XXI

Processo: 15/04818-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 29 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Lilia Katri Moritz Schwarcz
Beneficiário:Bernardo Fonseca Machado
Supervisor no Exterior: João Biehl
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Princeton University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/15902-2 - Trânsitos Teatrais - entre São Paulo e Nova York, entre intérpretes e palcos., BP.DR
Assunto(s):História do teatro   Produção artística   Musical

Resumo

Este projeto de doutorado tem como objetivo investigar a cena do teatro musical na cidade de São Paulo, a partir dos anos 2000. Nesse período recente, espetáculos da Broadway, em Nova York, passaram a ser largamente produzidos na cidade, e peças musicais originais paulistanas começaram a ser criadas, tendo como referência muitas das convenções dos musicais nova-iorquinos. A pesquisa pretende iluminar formas de "tradução" e de re-significação presentes nesse fluxo circular: que símbolos são negociados no trânsito entre as cidades. A quantidade de espetáculos produzidos em São Paulo a partir de referências nova-iorquinas e o consequente agenciamento dessas peças com os olhos locais, permitem uma janela original para realizar uma análise comparativa entre formas de consumo cultural em grandes centros metropolitanos. A intenção é buscar compreender os imaginários constituídos ao redor dessas peças: as convenções que mesclam, via entretenimento, comunicação social com consumo, criando um repertório para pensar, agir e sentir. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.