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Gestão democrática na escola de tempo integral do estado de São Paulo: implicações para o projeto político pedagógico

Processo: 15/07431-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Pedro Ganzeli
Beneficiário:Ana Clara Fossaluza Vidal Mina
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação integral   Administração escolar   Planejamento educacional   Escola de tempo integral   Projeto político pedagógico   Análise documentária   Entrevista   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Integral | Escola De Tempo Integral | Gestão Escolar Democrática | Projeto Político Pedagógico | Planejamento Educacional

Resumo

O Governo do Estado de São Paulo lançou, no ano de 2006, a proposta de Escola de Tempo Integral. Em 2012, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo instituiu pela Lei Complementar nº 1.164, de 4 de janeiro de 2012, o novo "Programa Ensino Integral", definindo jornada escolar mínima de 7 (sete) horas diárias, modificando a metodologia de ensino, assim como os processos de gestão escolar. Esse programa almeja que a rede estadual de ensino integral seja, em 2030, reconhecida internacionalmente como de excelência, posicionada entre as 25 primeiras do mundo. Entre as propostas apresentadas pelo programa encontra-se a promoção da gestão democrática, assim cabe questionar como as proposições de participação do corpo docente, da comunidade escolar e local, conforme disposição da Lei nº 9.394/1996, Art. 14, foram incorporadas na realidade de uma unidade escolar da rede estadual de ensino de São Paulo que trabalha com o novo modelo de escola de tempo integral. O objetivo dessa pesquisa é analisar a influência deste "Novo Modelo de Escola de Tempo Integral" na gestão democrática de uma unidade escolar da rede estadual de educação de São Paulo. A metodologia da pesquisa terá como referência a abordagem qualitativa, com a utilização do Estudo de Caso. Os procedimentos metodológicos serão o estudo de bibliografia relacionada ao tema, análise documental do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar e dos documentos fornecidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, bem como entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos.

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