Busca avançada
Ano de início
Entree

A variação nos atributos florais está relacionada à polinização por engano em orquídeas?

Processo: 15/05919-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marlies Sazima
Beneficiário:João Marcelo Robazzi Bignelli Valente Aguiar
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/17128-8 - A variação na fragrância floral está relacionada à polinização por engano em orquídeas?, BE.EP.DR
Assunto(s):Abelhas   Néctar de plantas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cognição de abelhas | fragrância | guias de néctar | polimorfismo floral | polinização por engano | refletância floral | ecologia cognitiva da polinização

Resumo

A hipótese de Heinrich, de 1975, postula que quanto maior o grau de variabilidade intraespecífica em flores polinizadas por engano generalizado de alimento, maior o tempo que os polinizadores levariam para aprender a evitar essas espécies. Estudos de biologia reprodutiva de orquídeas visaram testar esta hipótese, ao comparar a formação de frutos entre populações de plantas com e sem polimorfismo. Porém, poucos estudos levam em conta a capacidade cognitiva dos visitantes florais frente aos polimorfismos florais. Utilizando como modelo a interação ecológica entre uma espécie de orquídea e seus visitantes florais, este projeto visa caracterizar o polimorfismo floral de Ionopsis utricularioides e testar a hipótese de Heinrich a partir da perspectiva sensorial e cognitiva dos visitantes florais. I. utricularioides possui variação contínua nos seus atributos florais como a coloração, os guias de néctar e a fragrância. As flores são polinizadas por engano generalizado de alimento durante as visitas de diferentes espécies de abelhas. O polimorfismo floral será caracterizado por meio da análise de fragrância utilizando cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa, análise da reflectância floral e dos padrões de guias de néctar. Ensaios comportamentais com olfatômetro em Y serão realizados para avaliar a percepção dos odores e testes cognitivos de escolha avaliarão se ocorre a distinção de cores e padrões dos guias de néctar, que serão representados por imagens em flores artificiais, simulando o engano. Os resultados contribuirão não só para melhor compreensão da ecologia sensorial e cognitiva nos estudos de polinização como também para o esclarecimento do papel do polimorfismo floral no engano generalizado de alimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIGNELLI VALENTE AGUIAR, JOAO MARCELO ROBAZZI; PANSARIN, EMERSON RICARDO. Deceptive pollination of Ionopsis utricularioides (Oncidiinae: Orchidaceae). FLORA, v. 250, p. 72-78, . (15/05919-8)
BIGNELLI VALENTE AGUIAR, JOAO MARCELO ROBAZZI; GIURFA, MARTIN; SAZIMA, MARLIES. A cognitive analysis of deceptive pollination: associative mechanisms underlying pollinators' choices in non-rewarding colour polymorphic scenarios. SCIENTIFIC REPORTS, v. 10, n. 1, . (15/05919-8)
BIGNELLI VALENTE AGUIAR, JOAO MARCELO ROBAZZI; FERREIRA, GABRIEL DE SOUZA; SANCHES, PATRICIA ALESSANDRA; SIMOES BENTO, JOSE MAURICIO; SAZIMA, MARLIES. What pollinators see does not match what they smell: Absence of color-fragrance association in the deceptive orchid Ionopsis utricularioides. Phytochemistry, v. 182, . (19/10620-2, 15/05919-8, 17/18226-6, 14/50871-0, 19/20408-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AGUIAR, João Marcelo Robazzi Bignelli Valente. Is floral-trait variation related to pollination in deceptive orchids?. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.