Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das alterações túbulo-glomerulares por meio da eletroforese das proteínas urinárias e séricas em cães com erliquiose aguda

Processo: 14/26915-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Leandro Zuccolotto Crivellenti
Beneficiário:Gabriela Castalgini de Souza
Instituição-sede: Coordenadoria Adjunta de Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Nefrologia   Eletroforese em gel de poliacrilamida   Proteínas sanguíneas   Erliquiose canina   Cães   Ensaio clínico   Reação em cadeia por polimerase (PCR)

Resumo

A eletroforese em gel de poliacrilamida é um dos melhores métodos para obtenção das frações proteicas presentes tanto no sangue quanto na urina, sendo um dos métodos de grande relevância para avaliação das gomerulopatias. Propõe-se com o presente ensaio estudar as alterações túbulo-glomerulares no âmbito da eletroforese sérica e urinária de 20 cães naturalmente infectados por Erlichia canis na fase aguda. Para controle serão usados 10 animais saudáveis sem sinais clínicos e laboratoriais de qualquer doença em conjunto de sorologia negativa para Ehrlichia canis e Leptospira sp., bem como para reação em cadeia de polimerase (PCR) negativos para Anaplasma sp., Ehrlichia sp. e Babesia sp. Os animais serão advindos da rotina do Hospital Veterinário da Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca-SP. Através desse experimento será possível compreender os padrões de proteinúria, assim como avaliar a contribuição tubular e glomerular das lesões renais na erliquiose canina aguda.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: