Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto das demandas nutricionais de mesoherbívoros sobre sua preferência por hospedeiros

Processo: 15/09307-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Fosca Pedini Pereira Leite
Beneficiário:Glauco Barreto de Oliveira Machado
Supervisor no Exterior: Erik Sotka
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : College of Charleston, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/17629-9 - Predação sobre anfípodes herbívoros associados a macroalgas: papel do hospedeiro e das características do herbívoro, BP.DR
Assunto(s):Amphipoda

Resumo

Nutrientes são essenciais ao longo do desenvolvimento dos organismos. As demandas nutricionais, que representam a quantidade e o balanço de nutrientes necessários que devem ser consumidos por um indivíduo durante certo tempo, com o custo mínimo para a aptidão, são um dos principais fatores que moldam a forma como os organismos interagem com seu ambiente. Para compreender como a nutrição influencia a relação dos organismos com o ambiente é necessário investigar como os indivíduos regulam a incorporação e o uso de nutrientes. Na interação entre pequenos herbívoros (e.g. anfípodes e insetos) e plantas hospedeiras, a qualidade do hospedeiro como refúgio e alimento exerce um papel fundamental. Em ecossistemas marinhos, a influência da predação e de fatores abióticos, os quais influenciam a ecologia e a evolução do uso de hospedeiros por mesoherbívoros, têm sido testados em diversos estudos. No entanto, poucos trabalhos têm explorado as demandas nutricionais dos mesoherbívoros, bem como seus impactos na interação entre herbívoros e algas hospedeiras. Além disso, a dieta natural de mesoherbívoros raramente tem sido explorada. Nesse sentido, esse projeto tem por objetivo investigar a dieta natural e a nutrição de dois mesoherbívoros, Ampithoe longimana e Gammarus mucronatus, que habitam bancos de algas ao longo da costa atlântica dos Estados Unidos. Serão conduzidos experimentos para testar como esses anfípodes regulam a incorporação e o uso de proteínas e carboidratos, e como isso influencia a aptidão. Além disso, coletas em campo serão realizadas para avaliar a dieta natural desses herbívoros. A presente proposta representa um complemento do projeto de doutorado em desenvolvimento, que tem por objetivo testar o papel da predação na associação de anfípodes herbívoros com algas. Portanto, é esperado que este estudo contribua para ampliar o conhecimento acerca da interação entre herbívoros marinhos e seus hospedeiros.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, GLAUCO B. O.; LEITE, FOSCA P. P.; SOTKA, ERIK E. Nutrition of marine mesograzers: integrating feeding behavior, nutrient intake and performance of an herbivorous amphipod. PeerJ, v. 6, NOV 9 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.