Bolsa 15/05350-5 - Biotecnologia, Metilação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção do perfil de metilação do DNA de sangue periférico de portadores do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) utilizando a técnica de array

Processo: 15/05350-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Leslie Domenici Kulikowski
Beneficiário:Thais Virginia Moura Machado Costa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biotecnologia   Metilação   Epigênese genética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:array | epigenética | metilação | perfil | Snp | Tdah | Biotecnologia

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma síndrome comportamental que tem início na infância e afeta aproximadamente 5,3% de crianças no mundo. Em virtude de sua etiologia complexa, até o momento não há marcadores biológicos para o TDAH. Contudo, sua alta herdabilidade aponta para uma forte influência de fatores genéticos e/ou epigenéticos. A metilação do DNA é um dos principais mecanismos epigenéticos, e está associada com o silenciamento transcricional de genes em ilhas CpG. Portanto, torna-se necessário investigar se as alterações genéticas do TDAH estão relacionadas à ativação ou inativação de genes por meio da metilação do DNA. Indivíduos (n=30) com até 16 anos de idade com diagnóstico clínico de TDAH e seus pais serão recrutados no ambulatório da Unidade de Genética do Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) para participar do estudo. Amostras de sangue serão coletadas, das quais serão realizadas as extrações de DNA linfocitário. Ensaios de metilação serão realizados através da técnica de array para verificar o status de metilação em ilhas CpG de milhares de regiões do genoma. Além disso, ainda será realizado o array de SNPs para uma melhor compreensão dos achados de metilação. Os dados serão analisados através do software GenomeStudio e de pacotes específicos dentro do ambiente R. Finalmente, as relações entre os dados epigenéticos obtidos e o fenótipo dos indivíduos com TDAH serão feitas a fim de traçar um perfil de metilação do DNA de sangue periférico em indivíduos com TDAH. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, GLEYSON FRANCISCO DA SILVA; COSTA, THAIS VIRGINIA MOURA MACHADO; NASCIMENTO, AMOM MENDES; WOLFF, BEATRIZ MARTINS; DAMASCENO, JULIAN GABRIEL; VIEIRA, LUCAS LIRO; ALMEIDA, VANESSA TAVARES; DE OLIVEIRA, YANCA GASPARINI; DE MELLO, CLAUDIA BERLIM; MUSZKAT, MAURO; et al. DNA methylation epi-signature and biological age in attention deficit hyperactivity disorder patients. CLINICAL NEUROLOGY AND NEUROSURGERY, v. 228, p. 7-pg., . (15/05350-5, 14/02565-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Thais Virginia Moura Machado. Construção do perfil de metilação de indivíduos portadores do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) utilizando as técnicas de array e MLPA. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.