Busca avançada
Ano de início
Entree

O sistema peptidérgico do hormônio concentrador de melanina [MCH]: neurogênese e lactação

Processo: 15/05990-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 20 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Jackson Cioni Bittencourt
Beneficiário:Jozélia Gomes Pacheco Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/04659-0 - Caracterização transcricional das células que expressam Pmch no hipotálamo de camundongos fêmeas lactantes (Mus musculus), BE.EP.PD   16/19845-9 - Caracterização do receptor 1 do hormônio concentrador de melanina no encéfalo, glândulas mamárias, útero e ovário em camundongos wild type e knockout, BE.EP.PD
Assunto(s):Neurociências   Hipotálamo   Transcriptoma   Neuropeptídeos   Fatores de transcrição   Comportamento materno

Resumo

O hormônio concentrador de melanina (MCH) é um importante neuropeptídio, descrito inicialmente como um fator orexígeno, mas associado a uma grande quantidade de ações fisiológicas, especialmente nos comportamentos motivados. Exclusivamente durante a lactação é possível detectar a expressão do RNA mensageiro do prepro-MCH (RNAm ppMCH) e a imunorreatividade ao MCH na área pré-óptica medial (MPOA), que alcançam seu pico de intensidade por volta da idade de desmame (22 dias), e então desaparecem. Como a MPOA é uma região intensamente relacionada à expressão do comportamento maternal, é possível que o MCH desempenhe um papel no desenvolvimento da lactação, ainda que não exista mecanismo conhecido para descrever esse papel. Objetivo: Investigar a ação do MCH e os fatores envolvidos no desenvolvimento da lactação, por meio da análise do transcriptoma total de neurônios da MPOA em diferentes momentos da lactação. Materiais e Métodos: A MPOA de ratas em diferentes períodos (diestro, gestação, 5°, 12°, 19° dias de lactação e 26°) será dissecada, RNA total e proteínas serão extraídos e submetidos às técnicas de RNA-Seq e Small RNA-Seq para identificação do transcriptoma total desses animais, qRT-PCR será utilizado para validar os resultados e avaliar os genes de interesse identificados na literatura, além de experimentos de Western Blotting, ELISA e EIA para quantificação de proteínas. Resultados Preliminares: O fator de transcrição FosB apresentou um padrão de expressão semelhante ao do MCH, o que pode indicar uma possível correlação funcional entre suas expressões. Adicionalmente, o transcrito da prolactina foi encontrado exclusivamente na área hipotalâmica lateral (LHA) mas não na MPOA, indicando que a ação da prolactina na MPOA não tem um caráter autócrino ou parácrino. A expressão do RNAm ppMCH corrobora os dados existentes na literatura obtidos por meio da técnica de hibridização in situ. Conclusão: O FosB apresentou níveis diferentes de expressão de seu RNAm ao longo da lactação, da mesma forma como reportado para o MCH. Estudos adicionais são necessários para determinar quais outros transcritos estão sendo diferencialmente expressos e qual seu possível papel na lactação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PACHECO FERREIRA, JOZELIA GOMES; GOMES DUARTE, JESSICA CATHARINE; DINIZ, GIOVANNE BARONI; BITTENCOURT, JACKSON CIONI. Litter size determines the number of melanin-concentrating hormone neurons in the medial preoptic area of Sprague Dawley lactating dams. Physiology & Behavior, v. 181, p. 75-79, NOV 1 2017. Citações Web of Science: 2.
PACHECO FERREIRA, JOZELIA GOMES; BITTENCOURT, JACKSON CIONI; ADAMANTIDIS, ANTOINE. Melanin-concentrating hormone and sleep. CURRENT OPINION IN NEUROBIOLOGY, v. 44, p. 152-158, JUN 2017. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.