Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da de novo lipogênese pelo método de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) em camundongos com esteatose hepática tratados cronicamente com fluoreto no período de 20 dias.

Processo: 15/10988-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 12 de setembro de 2015
Vigência (Término): 15 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Marília Afonso Rabelo Buzalaf
Beneficiário:Aline Dionizio Valle
Supervisor no Exterior: Rui Albuquerque Carvalho
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade de Coimbra (UC), Portugal  
Vinculado à bolsa:13/25756-0 - Efeito do tempo de tratamento crônico com fluoreto em camundongos com esteatose induzida., BP.MS
Assunto(s):Fluoretos   Ressonância magnética nuclear

Resumo

Em um trabalho ainda em curso foi observado que o fluoreto (F-) tem uma ação diferente no perfil lipídico dependente do tempo de exposição, bem como do tipo de dieta administrada (normocalórica ou hiperlipídica). A ação do F- é mais evidente quando o mesmo é administrado por um período de 20 dias, tendo-se verificado uma melhoria do perfil lipídico, mais evidente quando os animais foram tratados com uma dieta normocalórica (Presence). Porém nos animais tratados com uma dieta hiperlipídica e com esteatose previamente induzida, o F- não provocou alterações significativas. Entretanto, pôde-se observar que com o passar do tempo de exposição a F-, o mesmo se acumulava no organismo, indicando uma possível ligação do F- aos lipídios presentes em grande quantidade no fígado e na corrente sanguínea. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar o efeito da administração crônica de F- na de novo lipogênese em camundongos com esteatose hepática induzida por uma dieta hiperlipídica e comparar com animais tratados com dieta norocalórica (Presence) por um período de 20 dias de tratamento. Serão utilizados 24 camundongos machos Swiss com variação de peso de 26 g a 44 g. Inicialmente os animais (n=24) serão divididos em 2 grupos (n=12 por grupo), que receberão por 30 dias dieta hiperlipídica, para indução da esteatose hepática, e água deionizada Grupo I), ou dieta normocalórica e água deionizada (Grupo II). Após este período, o grupo I será subdividido em dois grupos (n=6 por grupo), de acordo com o tipo de água administrada, a saber: água deionizada (grupo A), e água com 50 ppm F- (grupo B). Já o grupo II será subdividido em dois grupos (n=6 por grupo), de acordo com o tipo de água administrada, a saber: água deionizada (grupo C) e água com 50 ppm F (grupo D). Em ambos os casos, será mantida nos 20 dias de tratamento a dieta inicialmente administrada. Três dias antes da eutanásia, os animais receberão por "gavagem" um volume de 2H2O (óxido de deutério) de modo a obter-se um enriquecimento da água corporal em deutério da ordem dos 3% (adotando 75% de água corporal). Para o resto do estudo, será colocado na água de beber 3% de 2H2O para manter o enriquecimento de água do corpo ao longo do estudo. Decorridos os períodos experimentais, os animais serão anestesiados em 10mg/kg de peso corporal de Anasedan + 100mg/Kg de cloridrato de quetamina (Vetaset) para coleta do fígado e do sangue. Será realizada a análise de F- no plasma e no fígado e com o tecido hepático remanescente será realizada a extração de lipídios para a análise do enriquecimento em deutério dos mesmos por Ressonância Magnética Nuclear. A avaliação deste enriquecimento torna possível identificar e quantificar as atividades das via de de novo lipogênese. Após verificação da normalidade e homocedasticidade dos dados, os mesmos serão submetidos à análise estatística apropriada (p<0,05).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIONIZIO, ALINE; BARBOSA SILVA PEREIRA, HELOISA APARECIDA; ARAUJO, TAMARA TEODORO; SABINO-ARIAS, ISABELA TOMAZINI; FERNANDES, MILENI SILVA; OLIVEIRA, KARINA APARECIDA; RAYMUNDO, FABIELLE SALES; CESTARI, TANIA MARY; NOGUEIRA, FERNANDO NEVES; CARVALHO, RUI ALBUQUERQUE; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO. Effect of Duration of Exposure to Fluoride and Type of Diet on Lipid Parameters and De Novo Lipogenesis. BIOLOGICAL TRACE ELEMENT RESEARCH, v. 190, n. 1, p. 157-171, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.