Busca avançada
Ano de início
Entree

O desafio das mudanças climáticas: a internalização política da questão climática na China entre 1992 e 2012

Processo: 15/08546-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 29 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 28 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Leila da Costa Ferreira
Beneficiário:Fabiana Barbi Seleguim
Supervisor no Exterior: Sujian Guo
Instituição-sede: Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : San Francisco State University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/03101-5 - O desafio das mudanças climáticas: a internalização política da questão climática no Brasil e na China entre 1992-2012, BP.PD
Assunto(s):Sociologia ambiental   Riscos   China   Mudança climática

Resumo

A mudança climática está posicionada no centro do debate sobre mudanças ambientais globais, como um dos principais desafios da sociedade global na entrada do século 21. Em termos de respostas às mudanças climáticas, argumenta-se que os governos são atores importantes que desempenham um papel fundamental na definição de regras adequadas, instituições e modos de governança para enfrentar essas mudanças em diferentes níveis e escalas. A China tem se destacado por sua importância no cenário internacional e, acima de tudo, pela importância das questões ambientais, especialmente as mudanças climáticas, situadas no núcleo de seus processos políticos. As medidas políticas destinadas à questão climática no país podem levar à redefinição das negociações internacionais sobre o assunto. O principal objetivo desta proposta é analisar o processo de internalização da questão climática em termos políticos na China, de 1992 a 2012. Para atingir este objetivo, propõe-se uma pesquisa de dois meses no Departamento de Ciência Política da San Francisco State University, sob a supervisão do Professor Sujian Guo, de março a abril de 2016. Os resultados desta pesquisa serão integrados no artigo em construção intitulado "A mudança climática na China: A internalização política da questão climática entre 1992-2012".

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBI, FABIANA; FERREIRA, LEILA DA COSTA; GUO, SUJIAN. Climate change challenges and China's response: mitigation and governance. JOURNAL OF CHINESE GOVERNANCE, v. 1, n. 2, p. 324-339, 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.