Busca avançada
Ano de início
Entree

Terpinen-4-ol: estudo do efeito sinérgico/aditivo, adesão em co-cultura e alteração dos fatores de virulência sobre Candida spp

Processo: 15/00155-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Denise Madalena Palomari Spolidorio
Beneficiário:Caroline Coradi Tonon
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia   Biofilmes   Candida tropicalis   Candida albicans

Resumo

O gênero Candida pode ser encontrado em até 50% dos indivíduos saudáveis não causando danos aparentes, porém, sob condições predisponentes como doenças sistêmicas ou condições fisiológicas, pode tornar-se patogênico causando inflamação e destruição tecidual. Candida spp. na forma de biofilmes são importantes no desenvolvimento de infecções, pois estão associados a altos níveis de resistência a agentes antimicrobianos. Terapias alternativas com extratos naturais abrem novas perspectivas para prevenção e controle das doenças bucais na busca de efeitos terapêuticos favoráveis. O Terpinen-4-ol é um monoterpeno que atua na indução da perda da membrana e apresenta amplo espectro de atividade antimicrobiana e atividade anti-inflamatória. Portanto, o objetivo deste estudo será avaliar o efeito antifúngico, sinérgico/aditivo, de adesão e da alteração dos fatores de virulência do Terpinen-4-ol sobre Candida albicans e Candida tropicalis. Assim, será realizada a identificação da CIM (Concentração Inibitória Mínima) e CFM (Concentração Fungicida Mínima) do Terpinen-4-ol sobre cepas padrão de C. albicans (ATCC 90028) e C. tropicalis (ATCC4563), empregando-se o método de microdiluição em caldo. Biofilmes simples e multiespécie serão preparados usando-se o modelo de placa de microtitulação estática e quantificados por unidades formadoras de colônias (UFC/mL). O efeito do Terpinen-4-ol na adesão de C. albicans e C. tropicalis será realizado em co-cultura com células orais NOK como também os fatores de virulência (proteases, fosfolipases e hemolisina) serão avaliados in vitro. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAROLINE CORADI TONON; RENATA SERIGNOLI FRANCISCONI; ESTER ALVES FERREIRA BORDINI; PATRÍCIA MILAGROS MAQUERA HUACHO; JANAÍNA DE CÁSSIA ORLANDI SARDI; DENISE MADALENA PALOMARI SPOLIDORIO. Interactions between Terpinen-4-ol and Nystatin on biofilm of Candida albicans and Candida tropicalis. Brazilian Dental Journal, v. 29, n. 4, p. -, Ago. 2018.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TONON, Caroline Coradi. Terpinen-4-ol : estudo do efeito sinérgicoaditivo, adesão em co-cultura e alteração dos fatores de virulência sobre Candida spp. 2016. 46 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araraquara)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.