Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de processo de fermentação em biorreator para produção de interferon ±-2a secretado no espaço periplásmico de Escherichia coli

Processo: 15/10928-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Carlos Roberto Jorge Soares
Beneficiário:Paulo Victor Sarmento Dias
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biotecnologia   Reatores biológicos   Fermentação   Interferon alfa

Resumo

O Interferon foi o primeiro medicamento a demonstrar efeitos benéficos em pacientes com hepatite C, em 1986. Atualmente, todos os tratamentos da hepatite C são baseados no uso de preparações de IFN-± combinadas ou não com a ribavirina. A terapia resulta em rápido declínio dos níveis do vírus da hepatite C no soro e, a longo prazo, ocorre sua extinção no soro e fígado, ocorrendo a cura da infecção crônica. Os interferons alfa-2 (IFN-±2) são parte de um grupo heterólogo de proteínas com atividades biológicas semelhantes. Os três principais subtipos de IFN-±2 são designados ±-2a, ±-2b e ±-2c. O objetivo fundamental desse projeto é a produção de IFN±-2a em escala laboratorial a partir de bactérias E. coli modificadas geneticamente, para isso algumas metas intermediárias necessitam ser atingidas. A primeira dessas metas é validar um método de análise qualitativa e quantitativa por HPLC de fase reversa que permita avaliar o IFN ±-2a presente no extrato bruto bacteriano obtido a partir de choque osmótico. Essa técnica será extremamente útil nas próximas etapas, como na otimização de um processo rápido e eficiente de fermentação em biorreator para produção de IFN ±-2a utilizando a cepa W3110 transformada com o vetor LambdaPL-DsbA-IFN±-2a. Essa cepa, desenvolvida em nosso laboratório, é capaz de secretar interferon no espaço periplásmico bacteriano, portanto na sua forma autêntica. Outra meta desse projeto é realizar a purificação do IFN±-2a em escala laboratorial. O produto final, após caracterização físico-química e biológica poderá ser utilizado como padrão de referência em estudos futuros, incluindo possíveis aplicações terapêuticas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, PAULO V. S.; ARTHUSO, FERNANDA S.; OLIVEIRA, JOAO E.; SUZUKI, MIRIAM F.; SOUSA, JOSE M.; RIBELA, MARIA TERESA C. P.; BARTOLINI, PAOLO; SOARES, CARLOS R. J. Determination of recombinant Interferon-alpha 2 in E. coil periplasmic extracts by reversed-phase high-performance liquid chromatography. JOURNAL OF CHROMATOGRAPHY B-ANALYTICAL TECHNOLOGIES IN THE BIOMEDICAL AND LIFE SCIENCES, v. 1072, p. 193-198, JAN 1 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAS, Paulo Victor Sarmento. Desenvolvimento de processo de produção e caracterização de interferon-α2a secretado no espaço periplásmico de Escherichia Coli. 2017. Dissertação de Mestrado - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.